Quinta-feira, 11 de dezembro de 2014, atualizada às 10h39

Psicologia e Medicina são os cursos mais disputados do Pism em JF e GV

Pism

Os cursos de Psicologia e Medicina são os mais disputados nos campus de Juiz de Fora e Governador Valadares, considerando-se a diferenciação por grupos nas provas do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). A relação foi divulgada na tarde da última quarta-feira, 10 de dezembro e já pode ser acessada no site pelos candidatos inscritos no módulo III. 

O curso mais disputado foi Psicologia, do grupo B, para alunos de escolas públicas com renda igual ou inferior a um salário mínimo e meio per capita familiar mensal, no campus de Juiz de Fora. A opção teve 26 inscritos para cada vaga. Já em Governador Valadares, Medicina, do grupo C, de ampla concorrência, segue na frente com uma relação de 11,6 candidatos/vaga . Ao todo, foram 22.463 inscritos nos três módulos do Pism em 2014, representando um aumento de aproximadamente 12% em relação ao ano passado, quando houve 19.997 candidatos. Entenda a política de grupos de acesso à UFJF.

Ranking por grupo

No grupo A, o curso mais concorrido é Psicologia diurno, sendo 6,3 candidatos por vaga. Em segundo está Fisioterapia diurno, com 6, seguido por Jornalismo diurno (5,5). No grupo B, Psicologia diurno chega a 26 candidatos disputando uma mesma vaga, seguido por Odontologia diurno (10,3) e Direito diurno (9,3). No grupo C, assim como nos anos anteriores, Medicina foi o mais procurado, com 17,8 inscritos por vaga. Logo atrás estão os cursos diurnos de Engenharia Mecânica e Engenharia Civil, ambos com 9,4 candidatos por vaga, seguidos por Direito diurno (8,9).

Medicina também foi o curso mais procurado no grupo D, com 8,6 candidatos disputando uma mesma vaga. Logo em seguida vem Engenharia Mecânica (7), Jornalismo noturno e Ciência da Computação diurno, ambos com 6. E no grupo E, 16 inscritos concorrem pela vaga em Psicologia diurno. Administração diurno e Medicina aparecem em seguida, com 14 e 11,8 candidatos por vaga, respectivamente. Na maioria dos cursos, o E foi o grupo com maior concorrência.

Já para o campus avançado de Governador Valadares, Medicina se mantém como mais procurado em todos os grupos, mas também houve grande procura para os cursos de Direito, com 73 inscritos no grupo C, e Odontologia, com 26 inscritos no grupo C, concorrendo a 12 vagas.

Comprovante de inscrição

Os candidatos devem acessar o comprovante definitivo de inscrição, imprimi-lo e apresenta-lo nos dias das provas. Nele constará o local do exame e o curso escolhido (no caso dos candidatos do módulo III). As provas dos três módulos começam no próximo domingo, dia 14, e segue até terça-feira, 16. A UFJF fornecerá o material necessário (lápis, borracha e caneta), cabendo ao candidato levar apenas o comprovante de inscrição e o documento de identidade. Vale lembrar da necessidade de chegar cedo ao local indicado e que não é permitido o uso de aparelhos eletrônicos durante a prova.

ACESSA.com - Psicologia e Medicina s?o os cursos mais disputados no Pism