Inverno afasta doadores do Hemominas

Por

Inverno afasta doadores do Hemominas Com chegada do frio estoque de sangue do hemominas sofre baixa de at? 40%


Thiago Werneck
*Colabora??o
30/05/2007

Neste inverno, o Hemominas precisa mais do nunca de solidariedade para n?o deixar cair seu estoque de sangue. Nas ?ltimas semanas a doa??o chegou a ficar 40% abaixo do normal. Motivo: o des?nimo de sair de casa com esse frio e doen?as como gripe que impedem que a pessoa doe sangue.

O ideal para entidade ? ter 150 doadores por dia. A m?dia atual tem sido de cem pessoas. A funcion?ria do setor de capta??o do Hemominas, Ana Elisa Alvin, destaca que ? importante mobilizar todas as pessoas que est?o com corpo saud?vel, para doa??o. "N?o interessa o tipo sangu?neo. Contamos com a ajuda de todos. Enfrentamos v?rias adversidades nesse per?odo e temos as esperan?a de despertar o esp?rito de solidariedade atrav?s da imprensa e de campanhas de doa??o", completa.

Sobre as campanhas
Uma delas j? est? em andamento nessa semana. ? uma parceria com a UBS do Bairro Linhares. A popula??o est? sendo conscientizada da import?ncia da doa??o e profissionais da UBS receberam orienta?es de como captar doadores. Durante essa semana, cerca de cem pessoas s?o esperadas para fazer a doa??o pela primeira vez. "O importante dessa a??o ? que a inciativa veio dos moradores e, por isso, esperamos nessa semana um alto n?mero de doadores vindos de l?", destaca Ana.

A partir dessa a??o solid?ria pioneira na cidade, o Hemominas j? tra?a planos para trabalhar em conjunto com outras UBSs da cidade para que haja conscientiza??o de como ? simples e importante doar sangue. A dire??o deve fazer um mapeamento de em quais bairros h? menos doa?es e assim vai escolher a ?rea de atua??o para a pr?xima parceria.

Outra campanha separada acontece durante todo m?s de junho em parceria com a Junta Militar de Juiz de Fora. Os jovens que se alistam para o ex?rcito s?o convidados a doar sangue. Segundo Ana Elisa, uma parceria que acontece h? alguns anos e que gera boas expectativas para o setor de capacita??o. "S?o cerca de quatro mil jovens alistados e esperamos que eles nos ajudem a recuperar a queda que hoje acontece em nosso estoque", observa.

Quem pode doar
Para doar sangue a pessoa precisa est? em bom estado de sa?de, ter entre 18 e 65 anos, pesar mais de 50 quilos. O hemocentro de Juiz de Fora fica na Rua Bar?o de Cataguases, sem n?mero, no centro da cidade, pr?ximo a Avenida Rio Branco.

*Thiago Werneck ? estudante de Jornalismo da UFJF