Doações de sangue

Por

Cai em 20% o n?mero de doa?es em JF Hemominas pede o apoio da popula??o para reverter o quadro


Renata Cristina
*Rep?rter
04/05/2007

O Hemocentro Regional Juiz de Fora registrou queda de 20% no n?mero de doadores durante o m?s de abril. Todas as 31 cidades, cobertas pelo Hemominas-JF, receberam o alerta de cancelamento para cirurgias remarc?veis e somente casos de urg?ncia est?o sendo atendidos nos hospitais da regi?o.

Para que o estoque se mantenha satisfat?rio, s?o necess?rias 150 doa?es di?rias. Segundo o Minist?rio da Sa?de, no Brasil, 1,8% da popula??o doa sangue. De acordo com estudos da Organiza??o Mundial de Sa?de (OMS), para manter os estoques regulares ? necess?rio que 3% a 5% da popula??o doe sangue regularmente.

De acordo com a assessoria do Hemominas, uma campanha deve ser lan?ada nas pr?ximas semanas para convocar a popula??o. "Estamos em contato com os diversos ve?culos de comunica??o da regi?o para divulgar essa necessidade", esclarece Ana Elisa Alvim.

A expectativa ? ultrapassar a marca de 28.875 doa?es de sangue realizadas no ano de 2006, j? que 56 hospitais dependem do Hemocentro. S? no ano passado, 36.937 pessoas se candidataram ? doa??o, mas nem todas puderam doar.

Seja voc? tamb?m um doador

Entre as exig?ncias para se tornar um doador est?o:

  • Ter idade entre 18 e 65 anos
  • Ter peso acima de 50 quilos
  • N?o ter tido hepatite ap?s os 10 anos de idade
  • Ter e estar com boa sa?de
  • N?o ter doen?as sexualmente transmiss?veis
  • N?o ser usu?rio de drogas

O Hemominas fica ? Rua Bar?o de Cataguases s/n e funciona de segunda a sexta-feira de 7h ?s 18h e aos s?bados de 8h ?s 11h30. O telefone ? o (32) 3216-3000.