Lucas Soares Lucas Soares 15/4/2013

Fla vence clássico com Flu; Tupi sobrevive e Atlético-MG decepciona

Jogo de futebol"Clássico é clássico e vice-versa". A célebre frase do ex-atacante Jardel, que marcou época no Grêmio e na Seleção Brasileira, se enquadrou perfeitamente na noite do último domingo, 14 de abril. Toda a poesia inclusa por trás dessas palavras, que não fazem nenhum sentido na língua portuguesa, mostraram que, na língua da bola, fazem total sentido. O Flamengo, eliminado no Campeonato Carioca, venceu o Fluminense, já garantido nas semifinais da Taça Rio, de forma bem tranquila, contrariando as expectativas mais lógicas dos amantes de futebol. Os 3 a 1 aplicados pelos rubro-negros dão força ao time para buscar a vaga na segunda fase da Copa do Brasil na próxima quarta, 17, quando enfrentará o Remo, em Volta Redonda. O Fluminense volta suas atenções para a Libertadores, na quinta, 18, para buscar a classificação contra o Caracas, no Rio de Janeiro. Um empate basta para o tricolor.

Embora tenha existido muita pressão por parte da imprensa especializada, alegando que o jogo "não valia nada", o que se viu em campo foi algo bem diferente, com o Flamengo tomando a iniciativa e abrindo 3 a 0 logo no início do segundo tempo, com gols de Hernane e Renato Abreu (2x). O Flu ainda diminuiu com Rafael Sóbis, mas o rubro-negro soube segurar e garantir a vitória no clássico.

Ainda no Campeonato Carioca, o Botafogo voltou a golear. Desta vez, a vítima foi o Nova Iguaçu, que perdeu para o Glorioso, por 4 a 1, no sábado, 13, com boas exibições do holandês Seedorf e do uruguaio Lodeiro, garantindo a primeira colocação no grupo. O Vasco venceu o Quissamã por 3 a 1, também no sábado, rebaixando o adversário. O jogo pode ter marcado a despedida do ídolo Dedé, autor de um gol, que pode estar deixando São Januário para jogar no Cruzeiro. A má notícia desta partida fica por conta da lesão de Bernardo, armador do Vasco, que deve ficar seis meses afastado dos gramados por conta de lesão nos ligamentos do joelho.

Pelo Campeonato Mineiro, o Tupi venceu o Tombense, até então melhor equipe do interior no torneio, por 1 a 0, fora de casa, e ainda tem chances de se classificar para as semifinais. A missão, no entanto, não é nada fácil. O Galo Carijó tem que vencer o líder Cruzeiro em Juiz de Fora no próximo domingo e torcer contra o Tombense, que joga contra o América no Independência, ou contra o Vila Nova, que enfrenta o Atlético no Mineirão. O Galo da capital, jogando com os reservas, decepcionou sua torcida e perdeu para a Caldense por 2 a 1 na tarde do domingo, 14, fora de casa. O Cruzeiro fecha a rodada nesta terça-feira, 16, contra o Nacional.

Num giro pelos estaduais, o Paulista já está com os classificados praticamente definidos, restando apenas uma vaga, que ficará entre Linense e Penapolense. O Linense ainda luta pela vaga nas quartas-de-final por ter conseguido vencer o Corinthians por 2 a 1, de virada, na tarde do último domingo. O grande choque da rodada ocorreu devido à morte a tiros de dois torcedores do Ceará, a caminho do estádio Castelão, que vai sediar jogos da Copa 2014, antes do clássico contra o Fortaleza. Os suspeitos são torcedores do rival. A vitória em campo, no entanto, foi do Ceará: 1 a 0.

Jogos em JF

Os torcedores de Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco de Juiz de Fora poderão assistir jogos dos clubes aqui na cidade. A boa nova foi dada pelo secretário municipal de Esportes e Lazer, Francisco Canalli (PMDB), junto com o prefeito Bruno Siqueira (PMDB) na manhã da última sexta-feira, 12, após reunião com o diretor de Competições da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj), Marcelo Vianna. Leia mais sobre o assunto aqui.


Lucas Soares é natural de Juiz de Fora, é jornalista formado pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora em dezembro de 2012 e apaixonado por futebol. Atualmente, é aluno de pós-graduação em Jornalismo Multiplataforma na Universidade Federal de Juiz de Fora, Diretor de Mídias Sociais da Agência Ethos e Editor-chefe do blog Flamengo em Foco. Já atuou em veículos impressos da cidade e como assessor de imprensa na PJF e na Câmara Municipal.

ACESSA.com - Fla vence cl?ssico com Flu; Tupi sobrevive e Atl?tico-MG decepciona