Instituto Rio Branco abre concurso para Diplomatas

Por

Instituto Rio Branco abre concurso para Diplomatas
Terça-feira, 25 de fevereiro de 2014, atualizada às 12h45

Instituto Rio Branco abre concurso para Diplomatas

Estão abertas até o dia 3 de março as incrições para concurso público de Admissão à Carreira de Diplomata do Instituto Rio Branco (IRBr). Sob os cuidados do CESPE/UnB, o certame se destina ao provimento de 18 vagas na diplomacia, uma delas reservada para candidato com deficiência.

Os aprovados em todas as fases ingressarão inicialmente em cargo da classe inicial da Carreira de Diplomata (Terceiro Secretário) e serão matriculados no Curso de Formação do IRBr. A remuneração oferecida é de R$14.290,72 brutos.

Para participar do concurso, os candidatos devem ter diploma de curso de graduação de nível superior em qualquer área, idade mínima de 18 anos, dentre outros requisitos. As inscrições podem ser feitas no site do CESPE, ao custo de R$ 180.

A prova objetiva, componente da primeira fase do concurso, terá questões de Língua Portuguesa, História do Brasil, História Mundial, Geografia, Política Internacional, Língua Inglesa, Noções de Economia, Noções de Direito e Direito Internacional Público. Esta fase será realizada nas capitas dos 26 estados da Federação e no Distrito Federal, provavelmente no dia 6 de abril, com divulgação dos locais a partir de 31 de março e do gabarito em 8 de abril.

A prova escrita da segunda fase trará questões somente de Língua Portuguesa e as da terceira fase, de História do Brasil, Geografia e Política Internacional, Língua Inglesa, Noções de Economia, Noções de Direito e Direito Internacional Público, além de Língua Espanhola e Língua Francesa (estas duas numa prova objetiva). A prova escrita de Língua Portuguesa será aplicada na data provável de 3 de maio e as provas da terceira fase serão realizadas em datas diferenciadas, conforme cronograma disposto no edital.

Vale destacar que o prazo de validade deste concurso será de 30 dias, a contar da data de publicação do resultado final, sem possibilidade de prorrogação.

O edital completo e demais atualizações estão na página do concurso.