Profissionais discutem possável adoção do Enem em 2009

Por

Profissionais discutem poss?vel ado??o do Enem em 2009 Representantes dos cursinhos e alunos s?o contr?rios ? proposta de mudan?a no vestibular deste ano. Assunto ser? tema de debate na UFJF

Patr?cia Rossini
*Colabora??o
16/4/2009

Com encontro marcado para esta sexta-feira, dia 17 de abril, para debater com a Universidade Federal de Juiz de Fora a proposta do Minist?rio da Educa??o acerca da substitui??o do vestibular pelo Exame Nacional do Ensino M?dio (Enem), os representantes dos cursinhos preparat?rios de Juiz de Fora apresentam um discurso afinado.

O consenso, segundo o diretor de um curso pr?-vestibular no centro, Wilson Adolfo Corr?a de Almeida, ? argumentar pela manuten??o do concurso em 2009 e avaliar a possibilidade de mudan?a para o pr?ximo ano. "Unificar o processo seletivo das universidades brasileiras ? um processo complicado, que deveria ser amplamente discutido antes de ser implementado. Neste momento, n?o me posiciono contra ou a favor da substitui??o do vestibular pelo Enem. Sou contra a mudan?a feita ?s pressas, durante o ano letivo, sem prazo para a prepara??o dos alunos e professores", alega.

O diretor pondera que, se aprovada, a altera??o seria a terceira no processo seletivo da federal s? este ano, o que prejudicaria a prepara??o dos alunos. "O ano letivo come?ou em fevereiro, j? adaptado ?s mudan?as da UFJF para o vestibular e Pism 2010. Depois de tr?s meses de prepara??o, modificar a regra novamente n?o ? justo para o aluno, que j? elaborou uma rotina de estudos para tentar ingressar na universidade e n?o ter? tempo para se preparar adequadamente para fazer o Enem, em outubro. S?o provas muito diferentes."

O coordenador de outro cursinho da cidade, S?rgio Castro, tem a mesma preocupa??o. Segundo ele, a aplica??o da prova do Enem antes do final do ano letivo prejudicaria principalmente os alunos que est?o cursando o terceiro ano do ensino m?dio. "O quarto bimestre letivo geralmente come?a em outubro, o que significa que o estudante faria o Enem sem ter estudado parte do conte?do."

Outro ponto questionado pelo coordenador ? a falta de informa?es sobre a reformula??o do Enem, prometida pelo governo. "Estamos no final de abril, faltam pouco mais de cinco meses para a realiza??o do Enem e at? agora n?o tivemos acesso a nenhum edital, nada que explique o conte?do a ser avaliado pela prova. Isso ? mais um ponto que refor?a nosso apelo para que a mudan?a n?o seja implementada ?s pressas", afirma.

Os dois representantes dos cursinhos foram enf?ticos ao refor?ar que o momento n?o ? para avaliar se a proposta do governo ? boa ou ruim, mas de evitar que a mudan?a seja feita ?s pressas e afete a prepara??o dos alunos para o processo seletivo deste ano. "Essa unifica??o do sistema de educa??o brasileiro pode ser boa, mas precisa ser feita com cautela. Cada Estado aborda um conte?do diferente, os estudos t?m tra?os regionais. A abordagem atual do Enem ? muito gen?rica, n?o contempla essas caracter?sticas", pondera Wilson.

Futuro incerto

Os vestibulandos est?o apreensivos diante da possibilidade de mudan?a no processo seletivo de 2010. O assunto n?o sai da cabe?a de quem est? se preparando desde o in?cio do ano para realizar as provas da UFJF em dezembro. "Os alunos est?o muito confusos, n?o sabem se continuam estudando para o vestibular ou se ter?o que se preparar para o Enem. Toda essa pol?mica mexe com o lado emocional e atrapalha a prepara??o", explica S?rgio.

A estudante Camylla Porto Ara?jo de Andrade, de 19 anos, acredita que a falta de informa??o sobre a proposta do MEC colabora para aumentar a confus?o. "A gente n?o t?m muita informa??o sobre essa mudan?a do Enem, mas acho que n?o deveria acontecer agora, no meio do semestre letivo. N?o d? tempo de mudar a rotina e fazer a prova em outubro, nossa prepara??o j? est? direcionada para o vestibular."

Para Camila Ferreira Cunha, de 18 anos, um dos pontos negativos da mudan?a no processo seletivo ? o aumento da concorr?ncia. "Se o processo for nacional, todos os cursos ficar?o mais concorridos. Al?m disso, essa possibilidade de escolher cinco universidades diferentes prejudica quem quer ficar na cidade natal, como ? o meu caso. Tor?o para que o vestibular n?o mude neste ano", declara.

Para elas, a alternativa ? fazer uma mudan?a gradativa. "J? temos a press?o de passar no vestibular e as mudan?as bruscas colaboram para piorar a situa??o. Essa confus?o atrapalha bastante nosso preparo", lamenta Camylla.

Prazo curto

A reuni?o entre os dirigentes das escolas e cursinhos est? marcada para esta sexta-feira, ?s 9h, no anfiteatro da Reitoria da UFJF. No dia 23 de abril, o Conselho de Gradua??o da federal se re?ne para dar continuidade ?s discuss?es.

A UFJF pode optar pela utiliza??o do Enem como ?nica forma de ingresso e participar do Sistema de Sele??o Unificada proposto pelo MEC e pode fazer a ades?o parcial. Neste caso, o exame nacional representaria apenas uma das etapas do processo seletivo.

A ades?o ao modelo proposto pelo governo federal n?o ? obrigat?ria. Mesmo quem resolver adotar o novo modelo ter? a oportunidade de se posicionar novamente. As universidades brasileiras t?m at? o dia 30 de abril para informar a decis?o ao MEC.

Enquete
Voc? concorda com a substitui??o do vestibular pelo novo Enem?
      Sim
      N?o
      N?o tenho opini?o formada sobre o assunto, j? que se trata apenas de uma proposta e n?o h? nada de concreto
   

ATENÇÃO: o resultado desta enquete não tem valor de amostragem científica e se refere apenas a um grupo de visitantes do Portal ACESSA.com.

* Patr?cia Rossini ? estudante de Comunica??o Social da UFJF