?rbitros ser?o punidos caso atletas joguem sem caneleira Os jogadores n?o gostam do acess?rio, mas a partir de agora v?o ter que us?-lo de qualquer maneira, apesar de j? ser obrigat?rio

Thiago Werneck
Colabora??o*
04/04/2007

Est? "assando a batata" dos ?rbitros que apitam os campeonatos regionais em Juiz de Fora. Agora se um jogador disputar uma partida sem caneleira, quem ? punido ? o juiz da partida. A irregularidade acontece na maioria dos jogos da Liga de Futebol de JF, porque os atletas se sentem incomodados de usar o equipamento.

Mas o presidente da Liga, Douglas Fedoce, diz que a farra acabou. "Regra ? regra. N?o foi feita para ser discutida. Os jogadores t?m que entrar em campo com a caneleira para prote??o pr?pria e tamb?m dos outros atletas", destaca.

A medida foi tomada porque o n?mero de jogadores que estavam sem utilizar caneleira estava cada vez mais alto nos campeonatos regionais. "Dava para observar isto de fora do campo. S? pode ser falta de aten??o do juiz da partida. Por isso tomamos essa medida de pun?-los caso n?o fa?am os atletas cumprirem as regras", conta Douglas.

O presidente da Liga ainda destaca que j? viu fraturas e cortes profundos serem evitados por causa da caneleira. "E ? para resguardar o jogador que os ?rbitros est?o sendo orientados a exigirem o uso deste equipamento. Caso o delegado do jogo perceba que a norma n?o est? sendo cumprida, o juiz que apita a partida ser? punido", completa.

*Thiago Werneck ? estudante do 8? per?odo Comunica??o Social da Universidade Federal de Juiz de Fora