Quando começou a nadar, aos três anos de idade por problemas respiratórios, Mateus Medeiros Rodrigues não imaginava que ganharia uma medalha de ouro, em um campeonato brasileiro, dez anos depois. Ele começou a competir com 7 anos e no dia 16 de julho de 2022 conquistou a medalha de ouro nos 200 metros borboleta em Uberlândia. “Fiquei muito feliz com a minha conquista, não esperava por essa colocação, estou muito orgulhoso de mim e muito agradecido a todos que me ajudaram”

O caminho para a medalha de ouro não foi fácil. Segundo Álvaro Luiz Maciel Ferreira, o Cebola, treinador do Mateus, o atleta treina de segunda à sábado na piscina cerca de 2h30 por dia e faz de dois a três treinos complementares de força que duram mais uma hora. “Ele ajusta esses treinos dentro da grade dele para que não atrapalhe sua rotina de estudos”. Além dos treinos, Mateus também faz sessões de fisioterapia e é orientado por uma nutricionista.

Cebola relata que eles começaram o ano focados em uma medalha e ela veio. “Começamos 2022 com esse planejamento e essas metas. Nosso objetivo sempre foi pegar uma final brasileira. Conforme fomos competindo durante o ano percebemos que a evolução foi melhor que a planejada. Sonhar e acreditar é importante, mas tem que treinar. Se focar, alinhar e tudo correr bem a chance de sucesso é enorme”.

Conciliar os treinos com a escola não é fácil. “É um pouco complicado, pois o treino pega uma grande parte do meu dia, mas na parte da noite sempre estou estudando, fazendo as tarefas. Consigo ir até que bem na escola, não sou o melhor aluno, mas consigo ir bem” relata Mateus.

Além de campeão Brasileiro Matheus é recordista estadual nos 400 metros nado Medley, que abrange os quatro tipos de nado: peito, crawl, costas e borboleta e nos 200 metros nado borboleta.

No campeonato brasileiro Mateus nadou em quatro provas, 100 e 200 metros borboleta e 200 e 400 metros Medley com o objetivo de garantir uma vaga na final o que aconteceu em três das quatro provas. Ele conquistou o segundo lugar nos 400 e 200 metros Medley, ambas as provas bem disputadas. Nos 200 metros borboleta, prova em que se sagrou campeão Mateus bateu seu recorde estadual baixando seu tempo em 2 segundos, finalizando a prova em 2m24s.

Os planos para o segundo semestre estão a todo vapor. “Nosso objetivo principal é manter as três medalhas e quem sabe melhorar pra tentar mais uma ou duas medalhas de ouro até o final do ano”, finaliza Cebola.

Colaboração da Treinee Isabella Oliveira do 8° Período de Jornalismo do Centro Universitário Estácio Juiz de Fora


Fotos: Assessoria Clube Bom Pastor