Jogos Universit?rios de JF integram IES da cidade Projeto de retomada dos jogos tamb?m incentivar
a pr?tica esportiva na comunidade

S?lvia Zoche
subeditora
23/11/2007

Nas d?cadas de 1940 e 1950, Juiz de Fora ficava movimentada na ?poca dos jogos universit?rios, organizado pela ?nica institui??o de ensino superior que existia naquele per?odo, a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Com o objetivo de retomar a pr?tica esportiva do meio acad?mico, tr?s estudantes da UFJF, montaram de julho a setembro deste ano, o projeto de retomada dos jogos, desta vez, buscando a integra??o das IES de Juiz de Fora, chamado Jogos Universit?rios de Juiz de Fora 2008 (JUJF/2008). Antes, os jogos aconteciam entre as faculdades da UFJF.

Agora, os jogos v?o ser entre os times montados pelas treze institui?es da cidade, como explicaram os assinantes do projeto, Suellen Andrade (foto), j? formada em Comunica??o Social e assessora do JUJF, Basileu Rodrigo Tavares (foto, ? esquerda), acad?mico de Comunica??o Social e vice-coordenador do projeto. O coordenador ? o acad?mico de Educa??o F?sica Luciano Curi (foto, ? direita).

A organiza??o dos jogos ? responsabilidade dos estudantes, como enfatiza Basileu. A UFJF vai sediar o evento, mas os eventos esportivos v?o acontecer tamb?m nos espa?os das outras institui?es. Para o reitor da UFJF, Henrique Duque, O JUJF vai movimentar a cidade. "A movimenta??o que o esporte traz ? muito saud?vel", comenta.

Foto das pessoas que fizeram o an?ncio dos Jogos Universit?rios de JF A expectativa ? de 2500 estudantes atletas participem, sem taxa de inscri??o, mas Basileu lembra que v?o existir orbra?es. Reuni?es v?o ser marcadas entre as IESs para discutir a data espec?fica e quantas modalidades. A previs?o ? de que aconte?a na ?ltima semana de abril e in?cio de maio, totalizando duas semanas.

O projeto busca o profissionalismo, por isso contrataram uma empresa especializada em vebentos esportivos, que seja isenta, sem liga??o com as institui?es. O objetivo ? fazer um interc?mbio n?o s? esportivo, mas como s?cio-cultural entre as institui?es. "? buscar o envolvimento dos esportistas, atletas, universidade e sociedade, para oferecer a possibilidade do contato com a pr?tica esportiva, de forma direta ou indireta", explica Suellen.