Rom?rio de volta ao Tupi? Sa?da do baixinho do Vasco alimenta especula?es sobre o futuro do jogador bom de bola e de criar pol?mica. E por que n?o o Tupi?

Phillipe Guedes
Rep?rter*
16/02/2008
A lembran?a do dia em que um jogador da sele??o brasileira, que venceu uma Copa do Mundo, vestiu a camisa do Tupi est? guardada na camisa que o funcion?rio p?blico Augusto Vale, de 63 anos (foto ao lado), cuida como um tesouro.

Na passagem rel?mpago de Rom?rio pelo time juizforano, no ano passado, Augusto foi o escolhido para ganhar a camisa do craque autografada. Por que? A faixa que ? um dos amuletos que est? com ele em todas as partidas do galo explica. "Torcedor solit?rio n?o vaia. Torcedor solit?rio aplaude. Avante tupi!"

Solit?rio ou solid?rio, ele, por est? sempre ao lado do time, fa?a chuva, fa?a sol, na primeira ou segunda divis?o, ganhou a camisa do maior jogador que j? passou pelo galo - mesmo que por pouqu?ssimo tempo. "Fui o primeiro a saber que o Rom?rio viria para o Tupi. Um dos respons?veis pelo time na ?poca, me deu uma carona e me contou", comemora.

Depois de pedir para sair do Vasco, onde estava como treinador-jogador, por n?o ter aceitado a influ?ncia do presidente Eurico Miranda nas suas decis?es ? frente do time, o futuro do baixinho come?a a ser tra?ado. Por ele e pela torcida brasileira. O vice-presidente do Flamengo, Kleber Leite, pensa em aproveitar Rom?rio n?o s? nos gramados, mas na divulga??o de projetos rubro-negros. O todo-poderoso do Vasco quer o baixinho de volta para encerrar a carreira de jogador em S?o Janu?rio. E no Tupi n?o ? diferente. Os dirigentes do time juizforano gostariam de ver o jogador de volta aos campos da cidade.

O atual treinador do time, Moacir J?nior, n?o esconde a vontade de poder contar com um refor?o do quilate de Rom?rio. "Ele ? o sonho de qualquer t?cnico. Ningu?m dispensa. Nosso time est? formatado de maneira muito humilde e a estrela do Tupi, hoje, ? o conjunto de jogadores. ? claro que tem espa?o para um jogador que ? uma estrela", diz o t?cnico que n?o estava ? frente do time quando o baixinho esteve no Tupi.

Foto do Rom?rio no campo do Est?dio Municipal M?rio Hel?nio em Juiz de Fora para o coletivo com o Tupi Foto do Rom?rio no campo do Est?dio Municipal M?rio Hel?nio em Juiz de Fora para o coletivo com o Tupi Foto do Rom?rio no campo do Est?dio Municipal M?rio Hel?nio em Juiz de Fora para o coletivo com o Tupi Foto do Rom?rio no campo do Est?dio Municipal M?rio Hel?nio em Juiz de Fora para o coletivo com o Tupi

Foto do Rom?rio no campo do Est?dio Municipal M?rio Hel?nio em Juiz de Fora para o coletivo com o Tupi Foto do Rom?rio no campo do Est?dio Municipal M?rio Hel?nio em Juiz de Fora para o coletivo com o Tupi Foto do Rom?rio no campo do Est?dio Municipal M?rio Hel?nio em Juiz de Fora para o coletivo com o Tupi Foto do Rom?rio no campo do Est?dio Municipal M?rio Hel?nio em Juiz de Fora para o coletivo com o Tupi

Jogador dos sonhos de Moacir ?, de fato, um sonho. O presidente do clube, ?ureo Furtuna, diz que as portas do galo estar?o sempre abertas para o craque. "Nenhum time rejeita um jogador como ele, mas hoje ter o Rom?rio entre os jogadores do Tupi ? um sonho, sem chance", revela ?ureo, deixando entender que o clube n?o tem como bancar um refor?o desse porte.

Para ?ureo, a passagem do jogador, mesmo que r?pida, trouxe benef?cios para o galo. "O time ganhou visibilidade, se tornou conhecido, mas a CBF (Confedera??o Brasileira de Futebol) n?o autorizou a perman?ncia dele em Juiz de Fora, embora depois tenha permitido que o jogador voltasse para o Vasco da Gama", explica o presidente do Tupi. Segundo ele, o time juizforano deve continuar como est?.

E como torcedor solid?rio aplaude, Augusto guarda como um trof?u a camisa do dia em que o seu time do cora??o esteve mais perto da elite do futebol brasileiro. "Eu nem uso essa camisa para n?o suar e ter que lavar. J? me ofereceram at? R$ 1 mil nela, mas por dinheiro nenhum eu vendo", diz.

Com ou sem Rom?rio, em todo jogo do Tupi Augusto est? l?: vestido com uma camisa do time, n?o a que ganhou de Rom?rio, com a faixa que ? seu lema de torcida e outra preta e branca. E um detalhe: quando pode, fica longe dos outros torcedores. Supersti??o? "Eu vou l? para assistir futebol. N?o ? para xingar os ?rbitros, os jogadores ou o treinador. Quando vai ao teatro, voc? tamb?m paga ingresso e, se n?o gosta, fica quieto. No est?dio tamb?m tem que ser assim. Voc? tem o direito de n?o gostar do que est? vendo, mas n?o o de desrespeitar as pessoas. Por isso gosto de ficar mais afastado", explica.

* Phillipe Guedes realizou a mat?ria como colabora??o ao participar do processo seletivo do Portal ACESSA.com