Quinta-feira, 5 de mar?o de 2009, atualizada ?s 17h

Est?dio Municipal volta a ser reprovado em vistoria

Guilherme Ar?as
Rep?rter

O Est?dio Municipal Radialista M?rio Hel?nio, em Juiz de Fora, voltou a ser barrado para jogos oficiais no Campeonato Mineiro. A ?ltima vistoria aconteceu nesta ter?a-feira, 3 de mar?o. A Federa??o Mineira de Futebol (FMF) n?o informou quais os problemas encontrados no est?dio, mas agendou uma reuni?o com o Minist?rio P?blico de Belo Horizonte amanh?, ?s 16h, na tentativa de encontrar uma solu??o para as pend?ncias.

De acordo com o respons?vel pelo est?dio, Paulo Tavares, a FMF e o Minist?rio P?blico se basearam em laudos antigos para tomar a decis?o. "Tudo o que foi previsto j? est? sendo feito. Nessa reuni?o vamos apenas documentar essas obras", explicou.

Al?m do refor?o na divis?ria das torcidas, a PM exigiu que a divis?o se estenda para o morro que fica atr?s das arquibancadas. Um muro com port?o ser? instalado no local para atender ? solicita??o.

Entre as mudan?as que j? ficaram prontas est? a sinaliza??o da sa?da do est?dio. Tamb?m est? em fase final a instala??o do sistema de ilumina??o para jogos noturnos.

Para o administrador do est?dio as solicita?es s?o exageradas, mas ele garante que antes da pr?xima partida do Tupi em casa, no dia 13 de mar?o, sexta-feira, contra o Rio Branco de Andradas, todas as obras estar?o conclu?das.

Al?m do Helen?o, outros quatro est?dios foram reprovados na ?ltima vistoria: Parque do Sabi? (Uberl?ndia), Louis Ensch (Coronel Fabriciano), Fazendinha (Ituiutaba) e Fari?o (Divin?polis).

Entenda a novela do M?rio Hel?nio

O principal est?dio de Juiz de Fora parece estar vivendo seu inferno astral em 2009. No ano em que o popular Helen?o completa duas d?cadas de exist?ncia, v?rios impedimentos come?aram a surgir para o funcionamento do est?dio.

A primeira pol?mica surgiu com a reforma de anivers?rio do local, ainda em 2008, momento considerado hist?rico por atender a uma demanda antiga da torcida. Com a t?o sonhada cobertura das arquibancadas, muitos torcedores se mostraram insatisfeitos com a prote??o para apenas cinco mil pessoas - o est?dio tem capacidade para abrigar cerca de 30 mil.

Al?m disso, t?cnicos chegaram a criticar a seguran?a da estrutura que sustenta a cobertura. Pol?mica superada, as aten?es se voltaram ao placar eletr?nico que viria do est?dio do Mineir?o, em Belo Horizonte, outra melhoria especulada h? v?rios anos. Ap?s dias de promessa do poder p?blico municipal de que o placar chegaria a Juiz de Fora, o equipamento finalmente pousou no Helen?o.

Por?m, a expectativa tornou-se decep??o quando a Prefeitura anunciou que o placar n?o seria instalado devido ? tecnologia ser considerada ultrapassada e o custo para instala??o e manuten??o, muito elevado.

Como se n?o bastasse tanta dor de cabe?a, em menos de dois meses de mudan?as intensas, algumas obras da reforma come?aram a n?o ser aprovadas pelos Bombeiros e Pol?cia Militar, que consideraram fr?gil a separa??o da torcida advers?ria. O primeiro susto chegou logo antes do cl?ssico contra o Atl?tico, no dia 20 de janeiro.

Depois de pequenos ajustes e a promessa de que as obras de seguran?a estariam finalizadas em pouco tempo, o est?dio foi liberado com limita??o para 12 mil torcedores, at? ser novamente barrado esta semana.

Os textos s?o revisados por Madalena Fernandes