Quinta-feira, 25 de setembro de 2008, às 17h30

Zona da Mata Mineira será representada no Campeonato Brasileiro de Atletismo de Menores

Daniele Gruppi
Repórter

A Zona da Mata Mineira será representada no Campeonato Brasileiro de Atletismo de Menores pelo atleta Eberth da Silva Silvério (foto), 16 anos. Ele é o campeão mineiro e vai brigar por um lugar no pódio, no sábado, dia 27 de setembro, em Praia Grande, que fica na Baixada Santista, a 86 km de São Paulo.

O adolescente, de Coronel Pacheco, treina seis vezes por semana através do projeto social "Atletismo em apoio à infância e à adolescência", coordenado pela Faculdade de Educação Física e Desportos (Faefid) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Segundo o bolsista do programa e preparador de Eberth, Marcos Vinícius da Silva, além das orientações técnicas, ele passa dicas nutricionais e aborda a importância do sono, conforme a tríade do esporte "treino-alimentação-descanso".

Silva afirma que a melhor marca de Eberth é de 9min 37s, já o primeiro do ranking tem uma marca difícil de ser atingida: 8min e 35s. "O objetivo é buscar o segundo o lugar, que garante junto ao primeiro a participação no sul-amaricano".

Para a corrida em pista, Silva explica que o atleta precisa se adaptar ao ritmo e formato dela, atentando-se às mudanças para passar por duas retas e duas curvas a cada volta. Esta é segunda vez que um atleta do projeto participa de uma competição. Silva diz que trata-se de uma trabalho de inclusão social que amplia as experiências para que o adolescente possa virar um jovem atleta.

O projeto

O projeto Atletismo em apoio à Infância e Adolescência atende hoje a 70 crianças da faixa etária de 8 a 18 anos, oferecendo a oportunidade de praticar um esporte regularmente, sob orientação profissional.

Após um período de prática, os adolescentes já apresentam melhoras nos aspectos coordenativos e relacionamento intragrupal. "O esporte é um meio que ajuda às pessoas a fazer novas amizades, a ter acesso à cultura, dentre outros benefícios que ele proporciona", afirma Silva.