Rena Conhe?a mais sobre as ajudantes do Papai Noel

*colabora??o
27/12/05

Toda crian?a j? gastou pelo menos alguns minutos imaginando como o Papai Noel faz para entregar todos os presentes em uma ?nica noite e, se n?o encontrou uma boa explica??o, procura a ajuda de algu?m mais velho que, quase sempre, responde: "Ele vem em um tren? puxado por oito ou nove renas, que correm muito r?pido pelo c?u".

Tem pessoas que acreditam no Bom Velhinho, outras que n?o e at? hoje ningu?m chegou a uma conclus?o. Mas voc? sabia que as renas existem mesmo?

As renas s?o mam?feros que vivem na regi?o ?rtica e que se alimentam com folhas, ra?zes, cogumelos, musgos e, principalmente, l?quens. Pesam cerca de 300 kg e s?o capazes de percorrer at? 150 km por dia para procurar por comida. Podem atingir at? 2m e 20cm e viver 15 anos.

A principal caracter?stica desses animais ? o chifre, que ? a continua??o dos ossos da cabe?a. Tanto o macho quanto a f?mea possuem chifres e sua fun??o ? chamar a aten??o e servir como "arma" durante as competi?es. Al?m disso, como as renas s?o excelentes nadadoras, ajudam o animal a boiar.

No outono, as renas esfregam os chifre nas ?rvores para tirar uma pel?cula que se forma no ver?o. Para limpar o p?lo, esses mam?feros contam com a ajuda de p?ssaros, que comem os parasitas.

Antigamente, o homem comia carne de rena, usava a gordura para produzir luz, bebia o leite e fazia lan?as, flechas e ferramentas com os ossos. Mas esse animal n?o foi domesticado totalmente e ainda hoje pode ser encontrado em grandes bandos fechados na tundra, vegeta??o composta de l?quens e musgos, localizada na Sib?ria, na Isl?ndia e nas cadeias montanhosas da Escandin?via, da Lap?nia e da Finl?ndia.

As renas do Papai Noel

A primeira vez que as renas do Papai Noel apareceram foi em 1822, em um poema do americano Clement Clarke Moore. O nome delas ?:

  • Corredora
  • Dan?arina
  • Empinadora
  • Raposa
  • Cometa
  • Cupido
  • Trov?o
  • Rel?mpago

A mais famosa de todas acabou surgindo cem anos mais tarde e ficou conhecida como Rudolf, a nona rena. A hist?ria foi escrita em 1939 pelo poeta Robert l. May para atrair mais clientes para a loja onde trabalhava.

Rodolf era uma rena desprezada pelas outras porque tinha o nariz vermelho e luminoso. Ent?o, em uma noite de Natal, havia um forte nevoeiro e foi gra?as a ele, que guiou as outras renas e iluminou o caminho, que o Papai Noel conseguiu entregar os presentes pelo mundo.

*Rita Couto ? estudante do quarto per?odo de Comunica??o Social da UFJF