Porquinho-da-?ndia O bichinho ? um roedor que se adapta bem como animal de estima??o,
se criado desde pequeno

Este bichinho, com carinha de hamster, ? chamado de porquinho-da-?ndia por um engano hist?rico. Acredita-se que os espanh?is ao chegarem ? ?ndia, no s?culo XVI, viram o bichinho e pensaram que era um porco pequeno. ? da fam?lia dos roedores, como os coelhos e os hamsters, mas ? um pouco mais lento e n?o ? bom em escaladas, por isso, ser? mais dif?cil de perd?-lo pela casa. ? considerado um animal manso, e dificilmente morde. Isto s? acontece se ele se sentir amea?ado.

Um porquinho-da-?ndia macho, ao ficar adulto, chega a um tamanho de 25cm, com peso de at? 1,2kg. A f?mea tem cerca de 20cm e 800g. Ao nascer costuma ter 7,5cm. Seu tempo de vida, em m?dia, ? de quatro anos. Aliment?-los ? f?cil. Pode ser com ra??o de coelho, feno, capim, br?colis, couve-flor, cenoura e at? frutas. Mas, aten??o! Alface n?o ? uma boa pedida, porque pode dar diarr?ia.

O porquinho-da-?ndia pode morar em gaiolas, que devem ter uma altura m?nima de 25 cm para que n?o fujam. Tamb?m ? importante espa?o para que o animalzinho se exercite e n?o se sinta preso.

Eles gostam de t?neis para brincar. Fa?a limpeza da gaiola duas vezes ao dia, para que n?o tenha odores. O mais recomendado para forrar ? o jornal. Se usar palha, cuidado para ela n?o mofar, porque pode causar problemas respirat?rios no porquinho.

A mam?e porquinho-da-?ndia pode ter de dois a tr?s filhotes - acredite, algumas chegam a ter seis! Para o acasalamento, as f?meas devem ter de tr?s a sete meses e os machos, entre tr?s e quatro meses. O per?odo de gesta??o costuma ser de 62 dias. Em tr?s semanas, o filhote desmama. Se voc? tiver um casal destes roedores, lembre-se que a f?mea pode acasalar logo depois de dar a luz.

Os cuidados com a higiene do porquinho ? importante, porque algumas de suas doen?as s?o provenientes de maus cuidados com a limpeza de sua gaiola, superpopula??o de animais, pouca ventila??o e at? m? alimenta??o. A limpeza ? o melhor caminho para deixar o animal longe de pulgas, vermes e sarnas. Uma das acracter?sticas de que ele est? com problemas de sa?de ? que seu p?lo fica seco e arrepiado.

Origem: Rodentia
Fam?lia: Cavidae
G?nero: Cavia
Esp?cie: Cavia porcellus, Cavia aperea e Cavia cobaio

Fontes:
www.petfriends.com.br
pt.wikipedia.org/wiki