Animais invadem o Orkut P?gina de relacionamentos est? recheada de perfis inusitados.
C?es lideram as estat?sticas

Renata Cristina
23/04/07
Foto C?es

Assim como enchem de alegria a vida real, os animais resolveram dar gra?a as p?ginas na internet. A bicharada est? solta pela web e n?o h? quem n?o se derreta por l?nguas e caretas em fotoblogs, chats e sites direcionados ao mundo animal.

Com "pais corujas" ou n?o, h? muitos animais que t?m perfil no Orkut, o maior site de relacionamentos da web. Este ? o caso do c?o Jos? Ant?nio Ferreira Sobrinho Neto, o Zequinha, que h? cerca de dois anos manda recados e mensagens para seus amigos virtuais, entre eles animais e humanos.

"N?o somos muito exagerados com o Zequinha. S? criei o perfil por brincadeira, durante as f?rias", afirma a estudante universit?ria, Clarice Ferreira, dona do lhasa-Apso.

Entre os motivos encontrados pelos donos dos animais "moderninhos", para criar um perfil no Orkut, est?o a amizade e a discuss?o de problemas caracter?sticos das ra?as. O c?o Freddy, diz que usa o canal para "tirar d?vidas sobre alimenta??o, passeio e educa??o". "? muito legal quando voc? abre suas mensagens e tem v?rias hist?rias engra?adas de c?es ou at? quando algum "aumigo" fica doente e a gente d? for?a para seus donos atrav?s de mensagens", diz o Cocker Spaniel.

A dona da york shire Aretha (foto), Patr?cia Guimar?es, revela que as comunidades sobre ra?as foram de extrema import?ncia para a ado??o da cadela. "Pesquisei bastante e obtive a resposta de profissionais qualificados, como veterin?rios", explica Patr?cia. Atualmente, a cadelinha ? mais popular que sua dona na web. "Ela tem muito mais f?s e amigos do que eu", diz.

Foto C?es Foto C?es Foto C?es

O namoro na internet tamb?m ? muito comum e v?rios c?ezinhos aproveitam os contatos para conquistar um parceiro. Freddy ? um dos que mant?m um relacionamento s?rio com uma cadela. Os dois t?m at? fotos compartilhadas no ?lbum virtual. J? Zequinha ainda n?o teve a mesma sorte e diz em sua descri??o de perfil que pretende arranjar uma namorada. "Tenho 3 anos, sou um cachorrinho muito bonitinho e t? procurando uma namorada", declara.

A linguagem na web

Assim como os seres humanos criam novas formas de reda??o para a l?ngua portuguesa na internet, os c?es t?m uma "linguagem pr?pria". Ao inv?s de latidos e rosnadas, a turma utiliza um "voc?obul?rio". Palavras como "c?opanheiro", "lambeijinhus", "aumiguinho", "c?otato" e "naumorada" s?o comuns nas p?ginas de recados desses animais.

Foto C?es Foto C?es

Para o c?ozinho Dylan (foto), essa linguagem favorece a amizade entre os bichos e, ao contr?rio do Orkut dos donos, ? mais pura e verdadeira. "Gostei do Orkut com animais porque n?o tem aquelas bobagens dos humanos", diz.

At? os felinos criaram uma linguaguem pr?pria na web. A gatinha Margot venceu a rivalidade entre c?es e gatos, mas na hora de mandar seus recados, fala a "gatol?ngua". Em seu perfil, ela descreve os seus melhores "amigatos" e pede que comentem o fotoblog de seu "namogato".

Concurso para a cachorrada

Foto do c?o que est? participando do Dog
World O york shire Dimmy Zorella ? um dos finalistas do concurso Dog World, tamb?m promovido no Orkut. Em um link criado especialmente para o campeonato, os internautas podem votar nos c?es mais fofinhos do site de relacionamentos e deixar recados para os seus ?dolos.

Com apenas quatro meses de Orkut, Dimmy pode ser o grande vencedor do concurso. A vota??o se encerrar? no pr?ximo dia 25 de abril.

Comunidades s? para eles

Foto C?es Entre as comunidades para animais, as voltadas para c?es lideram o n?mero de membros no Orkut. Com cerca de 52 mil adeptos, a comunidade "C?es de Rua S?o Amigos" ? uma das com maior n?mero de participantes. Em seguida, surgem "C?es, cachorros e cadelos", com 34 mil membros e "4 de Outubro - Dia dos C?es", com 22 mil participantes s? no Brasil.

Foto C?es

O zootecnista Alexandre Rossi ? um dos que utiliza a internet para ajudar os donos de animais, na comunidade que leva o seu nome. H?, ainda, o famoso grupo "Veterin?rios de Plant?o", para m?dicos veterin?rios solid?rios que estejam dispostos a informar, orientar ou apenas confortar propriet?rios que tenham d?vidas sobre seus animais de estima??o.

Os felinos tamb?m surgem na lista dos preferidos, com as comunidades "Eu odeio quem odeia gatos", com 80 mil membros. A defesa dos animais generalizada fica por conta de grupos, como "Eu odeio quem maltrata animais" e "N?o suporto maldade com os animais".