Infantil

Viva a Independência! Veja o que essa turminha esperta pensa sobre o Dia da Independência e aprenda uma brincadeira para o feriado

06/09/2006

Você já parou para pensar o que é Independência? Pois essa turma esperta aí da foto, que está no 3º período, desenvolveu um trabalho na escola com as professoras Eliane Leal Cortes, Juliana Pereira Goulart e Carla Moutinho dos Santos. No final do dia, eles apresentaram algumas de suas idéias pra gente...

Uns amiguinhos disseram que ser independente é ter responsabilidade, educação e obediência. Para outros, é cuidar da saúde, ajudar a quem precisa ter cuidado com as coisas. Viram quantas idéias?

Mas uma das frases mais importantes surgiu quando alguém gritou: "Não existe liberdade completa, temos sempre que pensar duas vezes antes de fazer alguma coisa". Isso mostra a capacidade de reflexão de nossas crianças, como neste caso com apenas seis anos.

E se você quer saber porque no dia 7 de setembro temos um feriado, essa turma preparou uma historinha, baseada no Dia da Independência do Brasil, que você também pode fazer em casa, com seus amiguinhos. Vamos ver o que eles prepararam para gente?

A história

Em um lugar chamado Brasil vivia um Rei, chamado Dom João VI, que dominava essa terra. Porém, ele teve que deixar esse lugar cheio de riquezas e gente bonita para voltar ao seu país de origem, Portugal. No Brasil, deixou seu filho D. Pedro que ficou responsável por cuidar da terra e extrair o ouro, pau brasil e pedras preciosas, enviando para Portugal.

O príncipe gostava muito dessa terra e chegou um tempo em que resolveu deixá-la livre. Às margens do rio Ipiranga, ele declarou: "Independência ou Morte!", frase que deixou o Brasil livre de Portugal. Este fato ocorreu no dia 7 de setembro de 1822 e marcou a Independência do Brasil.

A Independência do Brasil significou estar livre para plantar, colher, produzir e explorar suas riquezas. Estar livre respresentava não ter mais que ser governado por Portugal. Assim como falamos quando alguém faz dezoito anos: ele chegou a maturidade, ou seja, já pode caminhar sozinho. Por esse motivo, comemoramos a Independência do Brasil, todo o dia 7 de setembro.

Aprendeu sobre a nossa história? Então, agora, você pode fazer assim como os nossos amiguinhos e contar para todo mundo. E não se esqueça: seja indepentende com responsabilidade e respeitando os próximos!

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.

Evene Austríaco: adorei!

Jaciara Cariri Da Silva Cariri: Que lindo!

Ana Maria Rossi Rossi: achei lindinho, não consegui imprimir, que pena