Infantil

Casa na árvore Brincar de casinha é muito comum, mas na casa da árvore é mais legal


Renata Solano
*Colaboração
16/04/2008

Com a chegada da neta mais velha, Maria Amélia de Andrade Fortini Toscano (foto abaixo) construiu uma casinha para bonecas. "A Érika tinha uns cinco anos quando falou que gostaria de uma casinha na árvore como tinha na casa dos outros avós. Contratei um marceneiro para fazer uma na minha casa", comenta.

Para construir uma casinha neste estilo foi preciso adaptar a árvore que já tinha na residência de Maria Amélia. "Acho que não há árvores desse porte para vender e plantar, eu moro há uns 25 anos nesta casa e a árvore já estava plantada. Tem cerca de 17 anos que fizemos a casinha na árvore e na época minhas netas e meus sobrinhos sempre brincavam de casinha, de comidinha e até de escolinha no espaço", lembra.

Hoje, Maria Amélia comenta que a casinha na árvore fascina as crianças que vão visitar sua casa. "A família cresceu e quase não tem mais criança em casa que se interessa pela árvore. Agora tem a minha neta mais nova, mas ela tem só um aninho, e ainda precisa crescer um pouco para brincar lá", afirma.

Como a casinha, geralmente, é feita toda em madeira, é preciso tomar alguns cuidados básicos. Para proteger contra as intempéries climáticas é preciso passar cera em toda a casinha. "Além disso, preciso chamar um botânico para conferir o bom estado da árvore em si", comenta.

Foto de Maria Amélia Amélia diz que na hora de construir a casinha teve a preocupação em colocar portas e janelas para deixar o ambiente bem arejado e não causar nenhum problema nas crianças, como falta de ar ou mesmo alergia. "Minha neta sempre gostava de dormir com as amiguinhas na casa, então, a gente tinha que dormir na sala e ficar tomando conta pela janela", conta.

Para montar a casa na árvore, foram feitos alguns cortes de galhos para fazer a apoio da casa e sustentá-la no alto da árvore. "O estilo dessa já é meio aberta, não precisou fazer muitos cortes na árvore. Para ter uma casa que agüente o peso de adultos e de crianças é necessário que os troncos sejam firmes e que o material usado para a construção da casinha seja de boa qualidade", comenta.

Dois metros de altura já é emocionante para a grande maioria das crianças, o que importa mesmo são os brinquedos que compõem a realidade do ambiente, como, por exemplo, alimentos de verdade na hora de cozinhar de mentira. "É preciso também que haja segurança para as crianças, por isso, nas escadas de acesso à casa, colocamos um tapete anti-derrapante, em cada degrau", orienta Amélia.

Para aqueles que não têm condições de fazer uma casinha na árvore, seja por falta de espaço ou mesmo por falta de árvore com condições para receber um peso grande, a dica é comprar casinhas prontas feitas em pano, madeira ou até mesmo plástico. O importante é garantir a diversão e usar a criatividade na hora das brincadeiras.

foto de casa na árvore foto de casa na árvore

*Renata Solano é estudante de Comunicação Social da UFJF

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.

Elizete Martins: QUE LINDA VOU COMPRA PARA A KAI SE DIVERTIR COM O CAUA