As flores já começam a aparecer nos jardins, nas árvores e enfeitar toda a cidade! Se você adora essas plantinhas coloridas, é louco para ter uma em casa, mas acha que cuidar delas dá muito trabalho, pode começar a sorrir! Com algumas dicas, carinho e boa vontade você pode ter uma flor bem cuidada e orgulhar sua família por sua dedicação.
O gerente de uma floricultura do centro da cidade, José Sérgio Neto, conta que algumas plantas como as flores do campo e a calandiva são mais resistentes e mais fáceis de cuidar. Elas só precisam ser regadas pelo menos três vezes por semana e ficar em local protegido do sol intenso.
José Sérgio destaca que a quantidade de água que uma florzinha precisa depende
muito do clima e do dia.
"A plantinha é um ser vivo e, assim como nós, precisa
de mais água nos dias mais secos e menos água nos dias mais úmidos. Tem que
observar o que ela está 'pedindo'"
,ensina.
Para descobrir quando a flor está precisando de água, José Sérgio dá a dica: a terra fica seca, parecendo areia e a planta fica "caidinha", aí é hora de regar! E é preciso ter cuidado na hora de regar porque cada planta precisa de uma quantidade específica de água.
A violeta, que é uma planta pequena e com a folha mais suculenta,
por exemplo, precisa de pouca água. Meio copo para ela já é o suficiente. Mas tem
um detalhe importante:
"não se pode jogar água direto nas pétalas, tem que ser
na terra senão vai melar a flor e ela vai durar menos do que deveria"
, ensina.
Outra coisa que protege a plantinha e faz com que ela dure mais tempo é colocá-la
em um local fresco e arejado.
"Dificilmente você vai encontrar uma flor que goste
de sol o dia todo, mas ela precisa de luz solar"
. Segundo José Sérgio, o ideal
é que a plantinha fique em um lugar onde possa receber o sol da manhã, mas fique
protegida do sol mais forte da parte da tarde.
Agora que você já sabe cuidar direitinho de uma plantinha, converse com a mamãe, assuma essa responsabilidade e escolha a sua flor favorita para enfeitar a sua casa e deixá-la com a 'cara' e o perfume da primavera!
*Marinella Souza é estudante de Comunicação Social da UFJF