Amanda Rudel Modelo desde os dois anos de idade, a juizforana
? confiante e aposta alto na carreira de sucesso

Renata Solano
*Colabora??o
15/02/2008

Amante de c?meras fotogr?ficas desde beb?, Amanda Rudel de Miranda, atualmente com nove anos, n?o poderia ter outro sonho sen?o ser modelo. Aos dois anos de idade, a menina fez seu primeiro desfile e decidiu investir na carreira desde aquele momento.

"Diferente de muitas m?es eu n?o levei a Amanda para o campo da moda, ela escolheu isso e eu dou o apoio que ela precisa, sem a menor obriga??o por parte dela de continuar ou de fazer o melhor sempre. N?o tenho nenhuma exig?ncia, s? mesmo apoio e carinho", afirma a m?e da modelo mirim, Maria Gorete Rudel de Miranda (na foto com a menina).

Gorete comenta que aos quatro anos de idade Amanda j? se destacava na escola por participar dos desfiles de primavera organizados pela institui??o de ensino. "Ela sempre participava desses tipos de evento e n?s mesmos corr?amos atr?s de oportunidades, mas h? uns dois anos decidimos procurar uma ag?ncia de modelos", comenta.

Amanda com a m?e Gorete Segundo Amanda, participar de uma ag?ncia ? legal por causa dos cursos que faz. "A gente aprende muita coisa como por exemplo a postura na passarela e a concentra??o antes dos eventos", lembra. Mas diz que nem todos os cursos oferecidos na cidade s?o bons e interessantes.

A modelo confessa que, ?s vezes, se sente chateada por fazer testes e n?o ser selecionada, por n?o ter o trabalho reconhecido dentro do mercado, por ter que esperar muito tempo por causa dos atrasos comuns nos eventos de moda.

Vaidosa

Amanda diz que adora se cuidar e se sente satisfeita com a apar?ncia - salvo o cabelo, que ela gostaria de deixar crescer ou arriscar uma tinta com tom mais escuro - mas que ? bastante ansiosa e, por isso treina muito na frente dos espelhos para n?o errar na hora "h".

A garota conta que j? caiu na passarela, pois o piso era escorregadio. "N?o cai durante o desfile, mas durante o curso que fiz na minha ag?ncia. Eu tenho um pouco de vergonha antes de desfilar, mas no momento do desfile fico calma e sempre d? tudo certo, pelo menos at? agora deu", exclama.

A m?e da modelo comenta que ? um investimento alto que nem sempre tem retorno. "N?s temos muitos gastos para manter este sonho da Amanda, mas o mercado de trabalho em Juiz de Fora nessa ?rea est? muito restrito. Agora a Amanda est? mudando muito sua apar?ncia, ent?o tem que fazer um novo book, por exemplo", comenta Gorete.

foto de Amanda foto de Amanda foto de Amanda
Os cuidados

A menina adora uma roupa bonita, uma maquiagem bem feita, uma escova e uma piastra nos cabelos e as unhas feitas. "O melhor de tudo ? poder vestir roupas belas durante a fotografia ou o desfile e estar com o cabelo e a maquiagem impec?vel, adoro ficar bem arrumada", afirma.

Amanda conta que detesta que as pessoas mexam em seu cabelo, diz que prefere arrumar sozinha, mas a vida de modelo, muitas vezes, n?o d? op?es! O outro segredo que a modelo revelou ? que, mesmo com apenas nove anos, j? tem a preocupa??o com o corpo.

"Mesmo que a comida esteja gostosa eu n?o repito, evito comer coisas muito gordurosas pois n?o posso engordar, sen?o n?o passo em nenhum teste para desfile ou foto publicit?ria", esclarece Amanda.

Com 1,47 metros de altura e apenas 32 quilos a modelo mirim afirma que n?o faz exerc?cios f?sicos, somente na escola participa das aulas de educa??o f?sica. "A Amanda fazia nata??o, mas estava ficando com a pele ressecada e a pediatra pediu que ela parasse com as aulas", conta Gorete.

Expectativas para o futuro
foto de Amanda foto de Amanda foto de Amanda

Amanda est? na quarta s?rie do ensino fundamental e diz que a disciplina que mais gosta ? Ci?ncias. "No ano passado estudamos sobre os planetas e eu achei fascinante", afirma.

A modelo mirim aposta em v?rias profiss?es para o futuro, ela diz que vai ser um monte de coisas quando crescer! "Vou ser perita da Pol?cia Federal, vou ser veterin?ria, bi?loga, cantora, advogada, policial do BOPE e, claro! Modelo", enumera.

Amanda conta que para a carreira de cantora j? anda treinando nos aparelhos de videok?, e a profiss?o de veterin?ria e bi?loga foi explicada por causa de sua paix?o pelos animais.

A menina confessa que se pudesse escolher, a profiss?o que sempre foi e sempre vai ser sua prioridade ? a carreira de modelo. "Tem seus lados negativos, mas o sonho ? muito grande e adoro o glamour das passarelas", admite.

*Renata Solano ? estudante de Comunica??o Social da UFJF