?culos escuros Moda defendida pelos produtores de moda e oftalmologistas

Renata Solano
*Colabora??o
04/12/07

Que as crian?as ficam fascinadas com os ?culos, isso n?o ? novidade para ningu?m. A novidade ? que a id?ia da moda, dessa vez caminha junto com o aval de profissionais oftalmologistas.

Se, geralmente o indicado ? n?o oferecer maquiagem e nem roupas parecidas com as dos adultos, agora a moda ? indicada pelos m?dicos como solu??o e preven??o de problemas visuais.

"O uso de ?culos escuros pelas crian?as ? uma recomenda??o da Sociedade Americana de Oftalmologia porque, com essa atitude, a vis?o delas fica protegida contra raios ultravioletas que s?o prejudiciais e facilitam patologias visuais como propens?o ? catarata e degenera??o macular", orienta e m?dica oftalmologista Vanessa Maria Paletta Guedes (no v?deo).

No entanto, deve-se ter cuidado com as lentes dos ?culos. "Muitas m?es compram ?culos nas praias com vendedores ambulantes ou em camel?s porque acham bonito, mas ? preciso atentar para a prote??o contra os raios solares oferecida pelas lentes. O ideal ? comprar ?culos em ?ticas especializadas ou lojas cadastradas para esse tipo de produto. Caso contr?rio, ? indicado levar os ?culos sem selo de prote??o UVA e UVB e colocar nessa arma??o uma lente com a garantia", afirma Vanessa.

foto de ?culos infantil foto de ?culos infantil foto de ?culos infantil

A oftalmologista explica que os ?culos vendidos sem a prote??o adequada nas lentes oferecem o mesmo conforto que os demais. "A sensa??o de prote??o ? a mesma, mas no escuro, as pupilas se dilatam, por isso permite maior incid?ncia dos raios solares, por isso ? importante a lente que oferece prote??o correta porque evita a entrada dos raios ultravioletas", esclarece.

foto de ?culos infantil foto de ?culos infantil foto de ?culos infantil

E, depois de tomar os cuidados necess?rios com as lentes, ? hora de pensar na arma??o! "Se, antes existia uma regrinha que estabelecia que os rostos quadrados mereciam ?culos redondos, n?o h? mais uma receita de bolo para isso. O ideal ? que a crian?a venha at? a loja e escolha o modelo mais confort?vel e que mais lhe agrada", afirma a vendedora de uma loja de ?culos da cidade, Fernanda Ganimi.

foto de ?culos infantil foto de ?culos infantil foto de ?culos infantil

Al?m do mais, a produtora de moda, Aline Firjam, afirma que ? uma moda muito legal, onde a crian?a busca se parecer mais com os adultos como pais e irm?os mais velhos, mas se protege ao mesmo tempo. "O que chama a aten??o para essa moda de ?culos escuros infantis ? exatamente a ousadia nas cores e a divers?o que o produto oferece", completa.

Curiosidade: o que ? radia??o ultravioleta?

A radia??o ultravioleta (UV), faz parte da luz solar. Ela ? essencial para a preserva??o do calor e a exist?ncia da vida. No entanto, em fun??o dos buracos na camada de oz?nio, a exposi??o ? essa radia??o acontece sem nenhum tipo de prote??o. Sem a camada de oz?nio, os raios UV podem causar queimaduras, fotoalergias, envelhecimento da pele e at? c?ncer.

A radia??o UV que atinge a Terra se divide em radia??o UVA e UVB. A radia??o UVA, possui intensidade constante durante todo o ano, atingindo a pele praticamente da mesma forma durante o inverno ou o ver?o, ela ? respons?vel pelo foto envelhecimento, por exemplo.

A Radia??o UVB j? tem uma incid?ncia bem maior durante o ver?o, especialmente entre 10h e 16h. Eles penetram superficialmente na pele e s?o os causadores das queimaduras solares.

*Renata Solano ? estudante de Comunica??o Social da UFJF