Terça-feira, 8 de junho de 2010, atualizada às 18h26

Uso obrigatório das cadeirinhas é adiado para 1º de setembro

Carolina Gomes
Repórter

O Contran adiou, nesta quarta-feira, dia 8 de junho, o início da obrigatoriedade do uso de cadeirinhas em veículos para crianças entre 0 e 7 anos e meio.

A resolução nº 277, de 28 de maio de 2008, entraria em vigor nesta quarta-feira, dia 9 de junho, porém, devido à falta de oferta dos equipamentos no mercado, o órgão resolveu adiar a data para 1º de setembro.

De acordo com a resolução bebês de até 1 ano devem usar o bebê conforto no banco de trás. Para crianças de 1 a 4 anos, será obrigatório o uso da cadeirinha. De 4 a 7 anos e meio as crianças devem ser transportadas em assento de elevação, no banco de trás, com cinto de segurança. A partir de 7 anos e meio até 10 anos, o transporte deve ser no banco traseiro com o cinto de segurança.

A falta das cadeirinhas
A proprietária de uma loja de artigos infantis no Centro de Juiz de Fora, Raquel Fortes, informou que desde maio já não disponibiliza de todas as linhas de cadeirinhas para a venda. "Aqui na loja temos apenas o bebê conforto e algumas cadeirinhas até 25 kg", informa. O aumento da procura fez o produto sumir das prateleiras. Segundo Raquel as fábricas só têm previsão de entrega entre meados de julho e início de agosto. Até lá, os assentos para crianças entre 4 e 7 anos são artigos indisponíveis no mercado.