Infantil
Venta venta, cata-vento...


O cata-vento é um brinquedo que imita a técnica dos moinhos de vento. Os moinhos de vento aproveitam a força do vento para fazer girar suas aspas. Eles são usados para moer grãos.

No caso do brinquedo que vamos aprender a fazer, o interessante é construir um cata-vento bem colorido e colocá-lo no vento para ver se ele roda! Nada de grãos para ele moer...

Você vai precisar de:

  • 1 folha de papel
  • 1 palitinho de churrasco
  • 1 alfinete
  • 1 canudinho
  • uma rodela de cartolina
  • cola
  • tesoura
  • lápis de cor, tinta ou papéis coloridos para enfeitar o cata-vento

Se você tiver alguma dificuldade chame a mamãe, o papai ou algum adulto para ajudar. Aposto que ele também vai se divertir muito com você...

Primeiro, nós vamos recortar um quadrado com lados de 20 cm cada. Para o seu cata-vento ficar bem colorido, divida esse quadrado em quatro triângulos, traçando as diagonais. Pinte ou faça uma colagem diferente em cada um desses triângulos. Mas só de um lado da cartolina.





Agora, faça um traço nessas marcas diagonais, tomando cuidado para que os traços não se encontrem no centro do quadrado. Use uma régua para medir, os traços devem ter o mesmo tamanho. Os traços devem estar iguais aos do desenho. Depois disso, recorte a linha tracejada.

Está na hora de montarmos nosso cata-vento! Pegue uma ponta do triângulo e leve até o meio do quadrado. Não precisa de dobrar! Fixe com a cola. Faça isso com uma ponta de cada triângulo alternadamente.

Para dar estabilidade ao cata-vento, recorte uma rodela de cartolina. Com um alfinete, faça um furo exatamente no meio desse círculo. Leve o círculo até a “cabeça” do alfinete. Fure também o centro do cata-vento e prenda-o com a cola ao círculo.

Um pedacinho de canudinho enfiado no alfinete antes de ser pregado no palitinho de churrasco também ajuda o cata-vento a ter mais estabilidade. Por último enfie o alfinete no palitinho de churrasco como se fosse um prego. Para evitar que a ponta do alfinete machuque alguém durante a brincadeira, corte um pedacinho de borracha e prenda no alfinete como uma tarraxa sem deixar sobrar a ponta.

Agora é só colocar o cata-vento para rodar. Para incrementar a brincadeira, organize um concurso com os amigos para ver quem tem o cata-vento mais bonito. Mas não basta que ele seja o mais lindo de todos se o cata-vento não rodar. Ele precisa estar funcionando!

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.

Vitor Ziemer: +ou-

Silvane Piotrovski: legal

Letícia Camardella: Estou tentando fazer um pro trabalho da escola das minhas irmãs. Espero que fique bom!

Vania Fagundes De Andrade Fagundes: vou tentar fazer para meus alunos obrigada

Ingridy Cristina Pdhorodecki: ficor bom

Bruno Silva: vai ficar muito show

Maria Clara Aiello Ibiapina: odiei ficou horrivel e eu sei fazer um bem melhor

Andressa Sampaio: massa

Alice Matos Santos: eu consiguir mais so falta o afinete a borracha e um canudinho