Aprenda a fazer uma baleia orca
que espirra ?gua de verdade!


Voc? se lembra do filme Free Willy? Pois ?, hoje n?s vamos aprender a fazer uma baleia igualzinha ? do filme!

Free Willy ? uma baleia orca e n?o poderia deixar de ter as marcas registradas das baleias: uma cauda bem grande e o orif?cio respirat?rio - que faz a baleia espirrar ?gua para cima... Nossa baleia tamb?m vai ter esse orif?cio e vai poder espirrar ?gua, n?o ? o m?ximo?

Veja s? o material de que voc? vai precisar:

  • 2 copos de papel
  • 1 canudinho dobr?vel
  • cola n?o lav?vel
  • papel cart?o
  • tinta
  • ?gua

Antes de seguir os passos, desenhe no papel as nadadeiras, a cauda e a barbatana (veja os moldes ao lado). Fa?a o desenho de acordo com o tamanho do copo que voc? escolheu. Aten??o! O copo n?o pode ser muito grande, porque se n?o o tamanho do canudinho n?o vai ser suficiente para voc? soprar a ?gua que a baleia vai espirrar. Depois de desenhar e recortar, pinte de preto ou de outra cor de sua prefer?ncia. Originalmente as orcas s?o pretas e brancas...

Agora ? s? seguir o passo-a-passo direitinho!

1- Primeiro fa?a um furinho no fundo de um dos copos (o furo deve ser menor que o canudo)

2- No outro copo, fa?a outro furo pr?ximo ? borda do copo (veja na ?ltima figura onde orif?cio respirat?rio fica)

3- Passe os canudos pelos buraquinhos. Primeiro encaixe a parte reta no fundo do copo. Verifique se a outra ponta do canudo vai alcan?ar o orif?cio do outro copo quando eles forem colados. N?o precisa de deixar o canudo (que vai ser o orif?cio respirat?rio da baleia) aparecer muito. Mas no fundo do copo deve haver canudo suficiente para voc? soprar a ?gua. Agora fixe o canudo no copo com a cola.

4- A pr?xima etapa ? encaixar e colar a parte dobr?vel do canudo no outro furo que est? pr?ximo ? beirada do copo. Se sobrar uma parte grande do canudinho para fora do copo, corte com tesoura.

5- Agora cole um copo no outro pelas bordas. Reforce a cola dos orif?cios por onde passa o canudo e deixe secar muito bem.

6- Depois que os copos e o canudo estiverem bem afixados, cole no copo as nadadeiras da baleia, a barbatana e a cauda.

A baleia orca est? pronta! Agora ? s? terminar de pintar... A parte de baixo ? branca e, na de cima, nas nadadeiras, cauda e barbatana, voc? usa sua cor preferida para ter uma baleia bem diferente. Vai Willy, vai Willy!