Infantil
Aprenda a fazer uma baleia orca
que espirra água de verdade!


Você se lembra do filme Free Willy? Pois é, hoje nós vamos aprender a fazer uma baleia igualzinha à do filme!

Free Willy é uma baleia orca e não poderia deixar de ter as marcas registradas das baleias: uma cauda bem grande e o orifício respiratório - que faz a baleia espirrar água para cima... Nossa baleia também vai ter esse orifício e vai poder espirrar água, não é o máximo?

Veja só o material de que você vai precisar:

  • 2 copos de papel
  • 1 canudinho dobrável
  • cola não lavável
  • papel cartão
  • tinta
  • água

Antes de seguir os passos, desenhe no papel as nadadeiras, a cauda e a barbatana (veja os moldes ao lado). Faça o desenho de acordo com o tamanho do copo que você escolheu. Atenção! O copo não pode ser muito grande, porque se não o tamanho do canudinho não vai ser suficiente para você soprar a água que a baleia vai espirrar. Depois de desenhar e recortar, pinte de preto ou de outra cor de sua preferência. Originalmente as orcas são pretas e brancas...

Agora é só seguir o passo-a-passo direitinho!

1- Primeiro faça um furinho no fundo de um dos copos (o furo deve ser menor que o canudo)

2- No outro copo, faça outro furo próximo à borda do copo (veja na última figura onde orifício respiratório fica)

3- Passe os canudos pelos buraquinhos. Primeiro encaixe a parte reta no fundo do copo. Verifique se a outra ponta do canudo vai alcançar o orifício do outro copo quando eles forem colados. Não precisa de deixar o canudo (que vai ser o orifício respiratório da baleia) aparecer muito. Mas no fundo do copo deve haver canudo suficiente para você soprar a água. Agora fixe o canudo no copo com a cola.

4- A próxima etapa é encaixar e colar a parte dobrável do canudo no outro furo que está próximo à beirada do copo. Se sobrar uma parte grande do canudinho para fora do copo, corte com tesoura.

5- Agora cole um copo no outro pelas bordas. Reforce a cola dos orifícios por onde passa o canudo e deixe secar muito bem.

6- Depois que os copos e o canudo estiverem bem afixados, cole no copo as nadadeiras da baleia, a barbatana e a cauda.

A baleia orca está pronta! Agora é só terminar de pintar... A parte de baixo é branca e, na de cima, nas nadadeiras, cauda e barbatana, você usa sua cor preferida para ter uma baleia bem diferente. Vai Willy, vai Willy!

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.

Andréia Lemos: MUITO BOM.

Alessandra Marcos Godinho: Muito boa ideia!!!