"Orkut de celular"
Apesar de n?o funcionar nos celulares brasileiros, o SMS.ac (semelhante ao orkut) j? possui muitos adeptos em Juiz de Fora aguardando a novidade...

S?lvia Zoche
15/06/05

A comunidade virtual, semelhante ao orkut (leia a mat?ria), ? pelo celular: o SMS.ac. E a galera de Juiz de Fora est? em peso na p?gina (www.sms.ac), aguardando a disponibiliza??o do servi?o, no Brasil.

Por enquanto, a comunica??o s? acontece pelo site. Mas n?o ? do orkut convencional, n?o! (www.orkut.com). O servi?o tem um site pr?prio, todo em ingl?s (www.sms.ac). Apesar de n?o ser poss?vel receber mensagens pelos celulares brasileiros, o esquema funciona igual ao Orkut tradicional: voc? s? participa se for convidado!

Ed'Mon Neto de Oliveira (foto abaixo), um dos adeptos do servi?o, define o orkut "feito pelo celular" como uma mistura de orkut tradicional (voc? pode ter v?rios amigos e escolher suas comunidades ou "clubs") e fotolog (voc? cadastra suas fotos, com a diferen?a que somente seus amigos podem coment?-las), al?m de poder baixar m?sicas, jogos e ainda enviar mensagens pelo celular gratuitamente (essa ? a parte boa!).

Quem quiser participar, deve ser convidado e cadastrar o tipo de aparelho celular que voc? possui direto na p?gina. "At? o aparelho mais antigo tem l?", diz Ed'Mon.

Outro dado interessante ? que ao mandar mensagem para o celular de algu?m, n?o ? preciso saber o n?mero. ? s? voc? saber o nick (apelido) dela.

O slogan desse site ainda n?o serve pra n?s: "SMS.ac ? a comunidade de usu?rios de celular mais popular do planeta!". S? que escrito em ingl?s, porque a empresa fica em San Diego, Calif?rnia, EUA: "SMS.ac is the most popular community for mobile users on the planet!".

Porque, como j? foi dito e ? importante frisar, a comunica??o ainda n?o chegou ao celular brasileiro, apesar do principal objetivo ser exatamente este: a comunica??o feita atrav?s do aparelho. Apesar disso, Renato Coelho Gon?alves de Almeida (foto ao lado), rec?m integrante do orkut pelo celular, n?o acredita que o orkut original perca seu espa?o "ele j? tem o seu lugar", completa.

Um fato que deve contribuir para que o SMS.ac n?o seja uma comunidade t?o popular por aqui ? que quem j? foi convidado garante que ? mais dif?cil de navegar por ele do que pelo orkut convencial. "Eu sei um pouco de ingl?s, conheci o orkut em ingl?s e achei mais dif?cil o sms", conta Renato, convidado por Ed'Mon.

Uma coisa que notou, tamb?m, ? que esta comunidade virtual ? pouco divulgada, por isso, as pessoas ainda n?o se interessam nem mesmo em preencher o pr?prio perfil. "Acredito que as pessoas n?o chegam a ter dez amigos. Eu, por exemplo, j? recebi cinco convites. Cada um deles, me chamou mais de uma vez. S? entrei pela insist?ncia, mas n?o fico no site, por enquanto", diz.

Ed'Mon convidou mais ou menos dez pessoas e, at? agora, somente duas pessoas se cadastraram (o Renato e eu! Eu pedi pra ele me convidar, claro... rs). Pelo que ele viu na p?gina, existem cerca de 500 pessoas de Juiz de Fora cadastradas. Mas n?o ? poss?vel saber ao certo, porque existem aqueles que n?o colocaram no perfil em que cidade moram o que pode fazer deste n?mero ainda bem maior do que o divulgado.

Ent?o, qual a gra?a? Enquanto n?o ? poss?vel fazer contato por celular, voc? pode ir se cadastrando no site, formando amigos, entendendo melhor o conte?do. Quando a tecnologia estiver dispon?vel no Brasil, voc? estar? craque! ;-)