Tecnologia

Informática nas escolas
Quando o mundo cabe na sala de aula

Tâmara Lis
17/06/03

O ensino está quebrando barreiras e uma forte aliada neste sentido é sem dúvida a informática. Cada vez é mais possível trazer para a sala de aula experiências de vida de todo o mundo. A notícia existe em tempo real e os professores podem contar com um número cada vez maior de ferramentas para despertar nos alunos o prazer de aprender.

Em um mundo em que cada vez é mais valorizada a informação, é fundamental fornecer ao aluno condições de ter acesso a várias visões sobre um mesmo acontecimento. Além disso, mais do que obter informações por exemplo, sobre uma determinada região do país, os alunos também têm a oportunidade de ouvir a música regional, ver fotos de pessoas e locais daquela região, além de pesquisar comidas típicas e trocar e-mails com alunos desta região do país.

A informática atua também no sentido de deixar o aluno mais preparado para enfrentar o mercado de trabalho, haja vista a necessidade cada vez maior do conhecimento em informática para concorrer a um bom (e até aos nem tão bons assim) empregos.



Juiz de Fora
A cidade vem se destacando no sentido de preparar os alunos para utilizar a informática a seu favor. Muitos colégios da cidade já disponibilizam laboratórios para que os alunos tenham maior familiaridade com as máquinas. Um exemplo disto é o da Escola Modelo Monteiro Lobato que colocou à disposição dos alunos cerca de 20 computadores.

A técnica em Informática e uma das responsáveis pelo CPD da escola Rosana Ferreira Bellotti Lanna explica que o laboratório é utilizado para aulas durante toda a semana e os alunos também podem utilizar os equipamentos para fazer pesquisas na Internet e incrementar seus trabalhos. Rosana explica também que existe o projeto de se fazer um jornal on-line que será executado pelos próprios alunos.

Igualdade de condições
Iniciativas com relação à informática nas escolas também estão sendo tomadas para beneficiar os alunos da rede municipal de ensino. Foi implantado em Juiz de Fora o Sistema de Incorporação de Novas Tecnologias (Site) e já foram instalados Laboratórios de Informática em 16 escolas da rede municipal.

E os alunos também podem contar com o site da WebEscola, disponível na página da Prefeitura onde os estudantes podem encontrar desde informações sobre as tão temidas Matemática e Química até links para os mais diversos meios de comunicação.

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.