Aten??o, ? mentira! Os chamados "hoaxes" espalham boatos por e-mail, causam transtorno e, simplesmente, disseminam a inseguran?a na Rede

Ricardo Corr?a
Rep?rter
07/03/2006
Clique no ?cone ao lado e aprenda algumas dicas que v?o ajud?-lo a indentificar um e-mail de boato, os chamados "hoaxes"

Leia

A cobra n?o mordeu nenhuma crian?a na piscina de bolinhas do McDonald's. E tamb?m n?o existe nenhum registro de homem que tenha sido derretido em tanque de Coca-Cola. Kuat n?o d? c?ncer e nem a Ambev nem a Ericsson est?o dando kits de brinde por e-mail. Roberto Jefferson est? vivo, o Papa Bento XVI n?o est? sendo acusado de pedofilia, o ursinho de nome "jdbgmgr.exe" n?o ? um v?rus e o site de relacionamentos Orkut, por enquanto, n?o ser? pago.

Tamb?m n?o ? verdade que o Banco do Brasil est? dando seguro de vida gr?tis por e-mail, ou que o monitor da Toshiba pode sofrer uma "implos?o" a qualquer momento. O Big Brother n?o avisar? por e-mail se voc? for o escolhido e seu amigo n?o dever? colocar um link para as fotos de seu namorado ou sua namorada traindo voc?. Se voc? j? leu ou acreditou em alguma dessas hist?rias, voc? foi v?tima de "hoaxes", ou simplesmente "boatos por e-mail".

Eles invadiram a rede. Alguns s?o grosseiros, com frases mal escritas e informa?es pouco prov?veis. Ou algu?m realmente imagina que a Nasa est? encobrindo a informa??o de uma nuvem de poeira c?smica que atingir? a Terra e destruir? todos os seres humanos? Mas h? tamb?m aqueles que tentam ludibriar o internauta usando logomarca de empresas e ?rg?os e nomes fict?cios de diretores de corpora?es e institutos.

Mas se parar para pensar, n?o ? t?o dif?cil criar um "hoax" hoje em dia, e por isso a desconfian?a j? deve fazer parte do repert?rio de sensa?es de quem abre sua caixa de e-mails. Com um programa de edi??o de imagens, ? f?cil inserir a logomarca de um banco, do Tribunal Regional Eleitoral, da Receita ou de um ve?culo de informa??o em uma mensagem de e-mail. Para criar um nome tamb?m ? f?cil. Basta juntar dois ou tr?s sobrenomes, criar um endere?o ou copiar um existente para dar credibilidade. Mas, essa facilidade, muitas vezes n?o ? levada em considera??o pelo internauta.

A sensa??o de seguran?a na frente do computador ? apontada pelo diretor t?cnico da ACESSA.com, S?rgio Guimar?es de Faria, como o maior problema da propaga??o dos hoaxes na internet atual. "? importante que a pessoa tenha a no??o de que a internet reflete, em mesmo grau, ou em propor?es maiores, o mundo c?o que a gente vive nas ruas. Um mundo em que tem gente boa e gente ruim. Gente bem intencionada e gente mal intencionada. Mas muitas vezes as pessoas acham que est?o protegidas na frente do computador. Na verdade ? o contr?rio porque, separados por computadores, por uma rede, ? muito mais f?cil realizar uma a??o como essa sem pudores, sem constrangimentos", explicou, dando um exemplo simples, daqueles que os pais e m?es sempre dizem aos filhos. "As pessoas n?o t?m senso cr?tico na frente do computador igual na rua. Se algu?m lhe oferece uma bala na rua, voc? logo desconfia. Pensa: espera, a?, quem ? essa pessoa? Ser? que tem alguma coisa nessa bala? Na internet n?o, as pessoas aceitam com mais facilidade", explica.

A facilidade de retransmiss?o proporcionada pela internet e a dificuldade que as pessoas t?m de distinguir a realidade da fic??o deixa-as mais vulner?veis. O que muitas vezes ? s? um boato, outras vezes ? usado como arma para a?es ainda piores.

"Existe o chamado v?rus social. Seu prop?sito ? disseminar a inseguran?a. Chega quase ao ponto de dizer para a pessoa sair correndo e pular pela janela que o monitor vai explodir", explica ele, tra?ando, no entanto, uma diferen?a para o categorias que podem ter conseq??ncias piores. "S?o aqueles e-mails que induzem o cara a clicar sobre o link instalando um programa no computador, um cavalo de tr?ia que se torna uma porta para o roubo de informa?es banc?rias e outros dados usados pelas quadrilhas de hackers", diz.

Muitas vezes os boatos s?o usados com esse intuito, como ? o caso dos e-mails "Voc? est? sendo tra?do", que traz um link para as fotos, que nada mais ? do que um bot?o para a instala??o de um cavalo de tr?ia. Atualmente ? freq?ente que se receba tamb?m um e-mail com a logomarca da Folha de S?o Paulo, no entanto com outro provedor, com um texto sobre o suposto assassinato do deputado Roberto Jefferson, tamb?m com um link para ser clicado.

O caso do arquivo do ursinho ? cl?ssico. O ursinho nada mais ? do que um arquivo normal utilizado pelo Windows, que nada tem a ver com nenhum v?rus. Ao sugerir que as pessoas vejam em seus computadores se possuem o ursinho, os criadores deste boato acabam induzindo o internauta a achar que aquilo ? um v?rus e deletar o arquivo. Na verdade o arquivo n?o deve ser deletado.

Desmascarando a mentira

A irm? do estudante Felipe Mendes (foto ao lado), 20 anos, j? acreditou neste e-mail v?rias vezes, e por isso o estudante perdeu a paci?ncia com os "hoaxes". Al?m de n?o acreditar e n?o repassar os e-mails que recebe, ele ainda costuma responder aos amigos que mandam este tipo de e-mail.

"Se ? uma pessoa mais pr?xima, eu falo, e falo de forma n?o muito educada", explica Felipe, que reconhece que faz diferen?a at? na forma que v? o destinat?rio. "O mais comum ? confirmar o que voc? j? pensa, n?? Normalmente s?o as pessoas mais "ing?nuas" que passam, e voc? confirma a partir da?", explica ele.

Quem faz coro com Felipe Mendes ? a estudante de psicologia Cristina Ver?ssimo (foto ao lado), 18 anos, que tamb?m acaba sem querer tirando cr?dito de quem acredita e envia um "hoax". Mas ela prefere n?o responder. "Isso pra mim parece falta do que fazer. Mas com certeza existe tamb?m um pouco de maldade. E mais falta do que fazer ? de quem repassa. Eu acabo deixando pra l?, apenas n?o repasso. E, com certeza, faz diferen?a na forma que eu vejo as pessoas. Acho um horror algu?m repassar isso. Acreditar em algo assim", diz Cristina, que n?o lembra quantas vezes j? recebeu o pedido para apagar o "ursinho" de seu computador.

Felipe Mendes acha que a pior de todas as hist?rias que recebeu foi o boato sobre o c?ncer do Guaran? Kuat. Mas ele lembra de outras, como a que prometia um celular para quem repassasse o e-mail. Ele garante que n?o repassa, mas reconhece que, quando come?ou a usar a internet, pode ter ca?do em alguma armadilha desse tipo.

"Sinceramente, se repassei foi h? muito tempo, por piedade, algo do tipo "ajude a crian?a". Mas se realmente repassei, foi h? bastante tempo, quando comecei a usar a internet. Detesto forwards (repasses) de e-mail. N?o mando nem as melhores piadas que recebo", conta Felipe, referindo-se aos e-mails que prometem dinheiro a crian?as carentes caso sejam repassados.

Assim como ele, Cristina tamb?m confessa quase ter acreditado em alguns deles, mas diz ter resistido. "Eu sinceramente j? quase acreditei em algum, por parecer real, mas na maioria s?o realmente rid?culos e eu odeio".