IPTU On Line: fisco na internet
Nas primeiras horas de funcionamento
programa teve mais de 300 clicks

Foto: Divulga??o Deborah Moratori
14/10/03

Quem tem parcelas do Imposto Predial e Territorial Urbano de 2003 atrasadas, agora conta com um novo sistema para regularizar essa situa??o. J? est? em funcionamento o IPTU On Line, um servi?o criado pela Diretoria de Receita e Controle Interno da Prefeitura para facilitar e agilizar a quita??o de parcelas atrasadas do IPTU. O programa foi desenvolvido pela equipe do Departamento de Inform?tica da DRCI, e ? o primeiro servi?o totalmente dispon?vel via internet implantado pela Prefeitura.

"Mesmo com a grande exclus?o digital no Brasil, h?, em Juiz de Fora, muitas pessoas que j? contam com a internet no seu cotidiano. O IPTU On Line tem o objetivo de evitar transtornos para aqueles que, por diversos motivos, n?o puderam quitar seu imposto em dia. ? mais um passo da Prefeitura para implantar o governo eletr?nico, ampliar o uso da internet na Administra??o, em benef?cio do cidad?o", afirmou o Prefeito Tarc?sio Delgado na entrevista coletiva que anunciou a implanta??o do sistema.

Como funciona?
O sistema est? dispon?vel no site da Prefeitura, no endere?o www.juizdefora.mg.gov.br, onde o contribuinte encontra um ?cone (foto ao lado) que identifica o novo servi?o. "Para utilizar o programa, basta clicar nesse ?cone. Na p?gina do IPTU On Line h? um formul?rio onde o contribuinte ir? digitar o n?mero da inscri??o do im?vel e um c?digo de seguran?a do pr?prio sistema. A partir da?, ele obter? uma nova tela contendo as informa?es sobre as parcelas em d?bito e, em seguida, o Documento de Arrecada??o Municipal (DAM) com o valor do d?bito para ser impressa", explica o Gerente de Receita, Wladimir de Oliveira Andrade.

(Clique na imagem abaixo para ver o formul?rio de inscri??o)

Para quitar a d?vida, o pagamento pode ser feito em uma ag?ncia banc?ria com a apresenta??o do DAM ou na internet atrav?s de home-banking. "Para quem n?o usa internet, ? importante dizer que o novo sistema n?o substitui a forma tradicional de pagamento do imposto. O IPTU On Line ? uma op??o a mais que o contribuinte tem ? disposi??o. Um servi?o que a Prefeitura criou para agilizar o acesso ? informa??o", ressalta o gerente.

Antes da implanta??o do servi?o, a ?nica possibilidade para quem estivesse em d?bito com o IPTU era de comparecer pessoalmente ao JF Informa??o para solicitar o rec?lculo do valor a pagar, obter o Documento de Arrecada??o Municipal para, ent?o, efetuar o pagamento em uma ag?ncia banc?ria ou casa lot?rica. A partir de agora, quem tem acesso a um computador conectado ? internet pode realizar todo esse procedimento, inclusive fazer o pagamento online, caso utilize o servi?o de home-banking. Se a op??o for pelo pagamento atrav?s da internet, o Diretor de Receita e Controle Interno, Andr? Luiz Decnop da Fonseca, ressalta que o programa garante a seguran?a da opera??o. "Um c?digo de seguran?a ? gerado a cada consulta, sendo ?nico e espec?fico para aquela opera??o".

O servi?o faz parte do programa de moderniza??o da administra??o tribut?ria. "O IPTU On Line ? mais uma iniciativa que tem como objetivo dotar a gest?o tribut?ria do munic?pio de ferramentas modernas, o que se traduz em benef?cios para a Prefeitura e para o cidad?o", afirma Andr? Luiz. Al?m disso, a expectativa ? de que o IPTU digital alivie o atendimento no JF Informa??o onde, at? a cria??o do programa, eram recebidas todas as demandas para rec?lculo de IPTU em atraso.

A calcular pelo n?mero de acessos s? nas primeiras horas de funcionamento do servi?o, as expectativas devem ser confirmadas - foram 325 clicks registrados pela Diretoria de Receita e Controle Interno, "inclusive com a impress?o do DAM, comprovando o interesse dos contribuintes e a efici?ncia do novo sistema", finaliza o Chefe do Departamento de Inform?tica da DRCI, Geraldo Magela Almeida Bessa.