Internet Popular
Acesso gratuito ? internet nos Centros Regionais
S? em dezembro foram quase dois mil acessos

* Hist?rias de usu?rios da internet Popular. Clique aqui!

Ana Luisa Damasceno
22/01/04

Ou?a os respons?veis por cada centro regional explicando como fazer a inscri??o para usar a internet popular. Clique ao lado!

Ou?a! Ou?a! Ou?a!

Juiz de Fora j? disponibiliza um servi?o de internet gratuito para os moradores das regi?es sul, norte e oeste, utilizando as contas de acesso do Provedor ACESSA.com. Os computadores ficam ? disposi??o dos moradores nos centros regionais com acesso em banda larga, sendo que nos centros regionais Oeste e Sul, a conta ? a cabo, e no Norte, em ISDN. A previs?o da Prefeitura ? que, a partir de fevereiro, novas m?quinas funcionar?o no Regional Centro, que ainda vai ser inaugurado.

Por enquanto, s?o ao todo oito computadores. "O acesso ? de alta velocidade, e o usu?rio n?o paga absolutamente nada", ressalta o assessor de desenvolvimento local do Centro Regional Oeste, Luiz Gustavo Maciel. "As pessoas n?o acreditam que n?o se paga nada, e sempre perguntam quanto ? a inscri??o", comenta.

No Centro Regional Norte o projeto come?ou em maio de 2003. Nos demais centros, em outubro do ano passado. Em dezembro o Centro Regional Oeste registrou 508 acessos. No Norte foram 503 e no sul, 727. "Os n?meros s? aumentam com o passar dos meses", conta a assessora de desenvolvimento local da Regional Sul, Rog?ria Pachoalini de Castro.

Regras de acesso
Cada pessoa pode permanecer na internet por 30 minutos. "Se n?o houver fila, o usu?rio pode voltar", explica Rog?ria.

Somente dois tipos de sites s?o totalmente proibidos: os de bate-papo e os pornogr?ficos. "At? mesmo os de fotos sensuais n?o s?o permitidos", diz Luiz Gustavo.

Cada centro regional tem uma metodologia de inscri??o. Mas em todos o acesso ? permitido a qualquer morador, de qualquer idade, sempre dentro dos hor?rios de funcionamento de cada centro. Em todos h? um estagi?rio, t?cnico em inform?tica, para auxiliar a navega??o dos iniciantes.

Filas grandes
"Durante todo o ano a procura ? grande", conta o assessor t?cnico do Centro Regional Norte, Marcus Gasparetti Mazzarini. Em todos os centros regionais a procura ? maior no per?odo de aulas, para as pesquisas escolares.

Wellington Alves de Souza (foto ao lado), de 16 anos, j? fez um trabalho de Ci?ncias no computador. "Pesquisei sobre ecologia e o trabalho ficou bom". Mas agora, nas f?rias, ele prefere buscar informa?es sobre m?sica. "Toco viol?o e aqui copio as cifras para tocar as m?sicas em casa".

A procura ? maior por assuntos relacionados ? m?sica nos centros regionais. "Os meninos procuram sobre bandas e as meninas, sobre fofocas e novelas", sinaliza Luiz Gustavo.

? o caso da estudante Daiana Gomes, de 13 anos. Ela ? moradora da regi?o oeste e frequenta o centro regional desde outubro, quando o servi?o foi disponibilizado. "Mas fiz a minha ficha em janeiro, para n?o perder a chance", conta. Ela acessa as p?ginas oficiais das novelas. "Adoro Kubanakan".


Confira os endere?os dos Centros Regionais:

  • Norte: Avenida Juscelino Kubitscheck, 5351 - Nova Era
  • Sul: Rua Porto das Flores, 71 - Santa Luzia
  • Oeste: Avenida Presidente Costa e Silva, 2184 - Santana

    Leia mais:

  • As hist?rias de quem acessa a internet Popular