Serviços disponíveis no site dos Correios facilitam a vida de quem possui email, para enviar notícias aos amigos que não possuem
Djenane Pimentel
Repórter
28/02/05
Você sabia que no site dos Correios o
internauta tem a opção de enviar cartas e telegramas via internet?
Não? Pois é verdade.
Se antes, o serviço era oferecido somente dentro do prédio da empresa,
agora, ele também já se tornou virtual. Mas, você deve estar se
perguntando... qual a diferença disso para o e-mail? A maior diferença, segundo o consultor comercial dos Correios da Zona da Mata, Luiz Turolla, é que a carta pode ser enviada por qualquer usuário de internet, sem que este tenha que ir ao correio postá-la. Os Correios, por sua vez, estarão encarregados de imprimir, envelopar e entregar a mensagem (se for destinada ao Brasil) ou despachá-la (se for destinada ao exterior).
"O serviço é interessante, principalmente, quando uma das pessoas para quem se quer escrever não possui email. Se o tempo é curto para escrever uma carta e postá-la, tudo isso pode ser resolvido via internet. Os Correios fazem o serviço para você", explica Turolla.
Como funciona
Qualquer pessoa pode ter acesso ao serviço, desde que seja um usuário de
Internet. Antes, o sistema só estava disponível ao internauta cujo provedor
era habilitado nos Correios. Ele era cobrado pelo serviço na fatura de
pagamento do provedor. Agora, esta "ligação" não é mais necessária. Basta
que o internauta possua cartão de crédito.
Para mandar uma carta via internet, deve-se entrar na página www.correios.com.br. No lado direito da tela, encontram-se dois campos, onde está escrito: Carta Via Internet e Telegrama Via Internet. Escolha o que deseja, clique e siga preenchendo os dados.
A correspondência enviada pelo usuário será recepcionada por um dos Centros
de Teleimpressão dos Correios, que se encarregará de sua impressão e
envelopamento.
Depois disso, a mensagem será remetida e entregue ao destinatário, como
carta registrada, via serviço postal, dentro dos mesmos padrões de prazos e
qualidade dos serviços convencionais da ECT. Para a entrega em outro país,
os Correios providenciarão o seu despacho até o país de destino, também como
carta registrada.
Telegrama
"A diferença da carta para o telegrama é, basicamente, o caráter de urgência
que a ele se remete", diz Turolla. "Parece que, quando recebemos um
telegrama, sentimos a necessidade de responder rápido, porque telegrama é
urgente", adiciona a gerente da Agência Central, Mônica Magalhães. Segundo eles, devido a esse caráter urgente, o
telegrama é o serviço on line mais procurado nos Correios.
O serviço funciona da mesma maneira que a carta via internet. No campo Telegrama Via Internet, basta clicar e preencher os dados. Uma novidade no serviço, que difere dos telegramas normais, feitos na própria agência, é que, pelo site dos Correios, ainda há a possibilidade de inserção de imagens no texto (sem alteração no preço).
A mensagem enviada será recepcionada pelo Sistema de Gerenciamento de Mensagens dos Correios, e transformada para o formato convencional de telegrama, para entrega física ao destinatário.
Necessidade de evoluir
O que se vê é que, mesmo com toda esta evolução, o número de pessoas que
usam a internet no Brasil ainda é baixo, se comparado com outros países,
até muito menores. De acordo com a gerente Mônica (foto ao lado), tanto é verdade, que a
agência onde trabalha não sentiu muito a diminuição do movimento nas
correspondências, depois do advento da internet.
"Diminuiu um pouco, sim, mas, nem tanto. Todos os dias saem carros cheios de cartas deste prédio. Às vezes, é preciso de carro extra. E olha que temos 15 agências, em Juiz de Fora", informa.
Segundo o consultor Turolla (foto acima), todos os serviços - e-mails, telegramas e cartas normais e virtuais - são muito bons, ágeis e confiáveis. "Apontar o melhor não é fácil, pois depende do tipo de serviço que a pessoa está necessitando naquele momento", diz.
"Ninguém discorda de que o e-mail, por ser "gratuito", é um meio fácil e rápido de comunicação. Porém, poucas pessoas têm acesso à internet, ainda hoje, e, mesmo que você tenha, seu amigo pode não ter como receber um email seu", acrescenta. "Daí, a necessidade de evoluir para oferecer um serviço desta forma".
Compare
As cartas postadas via Internet possuem os mesmos preços e prazos de entrega de
cartas registradas postadas nas agências físicas dos Correios em todo o
País. Confira:
|
Mais rápido do que a carta. Chega em até cinco horas, após a taxação. Se postado após às 18h, será entregue no dia seguinte, pela manhã. Nas grandes cidades, a entrega funciona também nos fins de semana. Em JF, se postado no sábado, a entrega se dá na segunda, pela manhã.
Preços: |
|
A data de entrega vai depender do local, mas o período máximo é de três dias. Se for na mesma cidade, pode chegar no mesmo dia. Para as Cartas Mundiais a entrega está condicionada aos horários e prazos estabelecidos pelo país de destino.
Preços: |
- 30/05/2005 » ACESSA ponto VoIP, uma loja em Juiz de Fora - Atendimento às principais necessidades de comunicação, desde acesso à internet, serviços de fax, downloads... até ligações interurbanas e internacionais com economia de 75%
- 27/04/2005 » Novo software desenvolvido pela CESAMA para a leitura de hidrômetros irá gerar economia de R$ 20 mil mensais
- 30/03/2005 » Aparelho pode evitar queima de eletro-eletrônicos em época de chuvas - JF é a 10ª cidade em incidência de raios em MG. Queima de aparelhos já gerou, por exemplo, prejuízo de R$ 15 mil à Cesama
- 22/03/2005 » Meu acesso discado está com problemas, como posso resolvê-los? - Antes de pedir ajuda ao Provedor, fique atento se você mesmo não pode solucionar os problemas
- 26/01/2005 » Softwares facilitam os profissionais - Em JF existem empresas que fabricam software para médicos, dentistas e arquitetos. Mas professores, bancários, mecânicos... também possuem programas específicos para sua área
- 08/01/2005 » O que são esses emails de bancos, cartões... que recebo? O provedor não barra os vírus? - Os chamados scams enganam as vítimas através da veracidade da mensagem. Os programas anti-vírus não conseguem barrá-los porque o vírus está no link enviado na mensagem. É preciso atenção!
- 22/12/2004 » O amor também está na Net - Além da tecnologia que a internet trouxe para o nosso dia-a-dia, ela ainda pode ser usada para aproximar e até casar as pessoas!
- Leia mais matérias em arquivo...
