Podcast: a nova mania da internet
V?rios conte?dos, transmitidos por arquivo de ?udio na internet
ou aparelho de mp3... Uma esp?cie de blog falado

S?lvia Zoche
Rep?rter
15/08/05

Clique no ?cone "Texto" e conhe?a a experi?ncia de quatro podcasters. Para baixar a apostila com passo-a-passo de podcast, clique no ?cone "Download", a partir da p?gina 12

Download!

Pod o qu?? Se voc? que n?o conhece, deve estar se perguntando. Podcasts s?o conte?dos de ?udio, em mp3 ou ogg, armazenados em uma p?gina, que agrega a tecnologia do RSS (facilita a troca de conte?do), em que pessoas fazem programas (estilo de r?dio) de diversos conte?dos. Pode-se dizer que ? uma r?dio-online, que pode ser ouvida pelo computador ou aparelho de mp3, como este da figura ao lado.

Quem j? possui seu podcast escolhe o tipo de evento que mais gosta de ouvir (cultura, cinema, m?sica ...) e o programa RSS vai fazer downloads, automaticamente, assim que chega um novo arquivo de ?udio no servidor.

Pra que voc? entenda melhor, o podcast pode ser comparado a um blog. S? que em vez de ser somente escrito, ele ? falado. ? uma tecnologia nova que surgiu atrav?s da curiosidade de um ex-VJ da MTV americana Adam Curry.

Em setembro de 2004, o conceito de podcast come?ou. Um dos pontos frisados pelas pessoas que possuem um podcast ? a possibilidade de ir al?m dos conte?dos comerciais das r?dios e conhecer novos estilos, e n?o s? de m?sica. Pode ser um podcast contando hist?rias pessoais, ou sobre cultura, pol?tica, cinema, novela, m?sica...

Alguns pr?-requisitos s?o importantes, como ter internet banda larga, um microfone conectado ao computador, placa de som e fone de ouvido ou caixa de som. Esse material ? suficiente para grava??o com uma pessoa e m?sica de fundo.

Como ter um podcast
Para se ter um podcast ? preciso fazer uma assinatura do programa que interessa para baixar em seu computador. O que demanda uma certa grana ? a hospedagem dos arquivos mp3 em sites, mas j? existem hospedagens gratuitas, como no Projeto Podcast Brasil.

O futuro podcaster (aquele que tem um podcast) precisa possuir em seu computador alguns programas. S?o eles:

  • Um programa pr?prio para baixar os podcasts, como por exemplo, o ipodder 2.0, que captura os ?udios que escolher, baixando para o seu computador ou para o aparelho digital de mp3.
  • Programas de ?udio nos formatos mp3 ou ogg. Para grav?-los, voc? pode usar sharewares como o gratuito Audacity 1.2.3 Se quiser colocar uma trilha sonora no seu podcast, fa?a o download do KraMixer DJ Software 1.0.3
  • Um programa FTP - um protocolo da Internet para transfer?ncia de arquivos - para colocar os arquivos em seu site. Clique no WS_FTP LE32 para baix?-lo
  • Um editor de texto, como o bloco de notas, para editar o arquivo XML que ser? colocado na mesma pasta que seus ?udios
  • Fonte:www.musicamania.com.br

    Quem quiser um modo mais f?cil de montar seu podcast, ? s? se inscrever no Projeto Podcast Brasil, criado em junho deste ano, e esperar ser selecionado.

    Quem teve a id?ia foi do empres?rio Ricardo Macari, depois de conversar com outros podcasters sobre a necessidade de um local para a comunidade trocar experi?ncias. "Acabei incluindo a id?ia de "patrocinar" novos podcasters, ou seja, toda pessoa que quiser ter um local para hospedar seu podcsat, hoje, tem condi??o, devido ao ideal do projeto".

    At? agora, j? existem 20 novos podcasters e mais 20 na lista de espera. "Liberamos apenas um n?mero limitado por semana, e todo dia temos novos pedidos", conta. O limite de cada podcast ? de 2GB de transfer?ncia mensal. "Se formos multiplicar os 20 projetos hospedados de hoje, ter?amos uma faixa esperada de transfer?ncia mensal em torno de 40GB, dependendo do podcaster e do seu ouvinte", explica Macari.

    Vin?cius diz que o projeto facilita na hora de montar o podcast. "Normalmente, o maior problema ? o local para hospedar o podcast. Justamente pelo tamanho dos arquivos, o consumo de banda fica muito grande. E ainda n?o gastei nada. Eu envio os arquivos em mp3 para o servidor, por qualquer programa de FTP. Altero o arquivo XML que permite o agregador de RSS detectar um novo podcast e pronto", diz.

    Conhe?a a hist?ria de alguns podcasters

    Leia mais:

  • Clique aqui e leia a apostila do professor Eziquiel Menta, que explica o passo-a-passo para montar um poscast, a partir da p?gina 12
  • Micro gloss?rio do podcast
  • Clique e veja a experi?ncia de quatro podcasters