Juizforanos preparam-se para o calor
Procura por ar condicionado aumenta 12%
T?cnicos alertam para a import?ncia da manuten??o do aparelho

Ana Luisa Damasceno
04/12/03

O ver?o chega e, com ele, aquele calor forte. Muita gente apela para a tecnologia para n?o sentir tanto a for?a do sol na esta??o. Os aparelhos de ar condicionado s?o uma boa pedida. Pelo menos ? o que pensa o consumidor juizforano. O gerente de uma loja de eletrodom?sticos da cidade, Le?nidas Matias de Almeida, informou que a procura aumentou cerca de 12% nas ?ltimas semanas.

Segundo ele, os consumidores est?o mesmo procurando por aparelhos de ar condicionado. A loja conta com quatro marcas, cada qual com cerca de tr?s modelos diferentes. O consumidor entra na loja decidido: ?eles n?o v?m para pesquisar n?o. Chegam mesmo para a compra do ar condicionado?, diz Le?nidas.

Conserva??o
S? que quem j? tem um aparelho muitas vezes se esquece de fazer a manuten??o. ? o que conta o t?cnico R?mulo Maur?lio de Oliveira Rodrigues, que h? 18 anos v? a mesma cena com a chegada do calor. ?Nos ?ltimos meses n?o tivemos nenhum aparelho para manuten??o. Mas s? na ?ltima semana j? chegaram dez?.

R?mulo aconselha os donos de aparelhos a fazerem a manuten??o durante o inverno. Mas ele mesmo sabe que isso ? quase imposs?vel. ?No frio os aparelhos ficam desligados, e o dono s? v? o problema quando precisa do ar condicionado, ou seja, quando chega o calor?.

O t?cnico explica que um servi?o b?sico pode ser feito pelo pr?prio dono do aparelho. "A limpeza dos filtros deve ser feita regularmente". Se o ar condicionado ? ligado todos os dias, R?mulo recomenda a limpeza do filtro duas vezes por semana.

Quer saber como limpar o filtro do seu ar condicionado? Clique aqui e descubra!

Mais dicas
Os t?cnicos ainda recomendam outras a?es para manter o aparelho funcionando sempre bem.

Renova??o do ar
Em uso comercial o ar deve ser instalado com um ventilador. Com isso, o ar externo entra no ambiente, evitando que o mesmo ar fique circulando repetidamente pelo ar condicionado. Se o seu aparelho fica em casa, abra sempre as portas e janelas no momento da arruma??o di?ria. Assim o ar ? sempre trocado.

Odor desagrad?vel
Algumas vezes, ao ligar o aparelho nota-se um cheiro desagrad?vel. Isso acontece porque algumas partes do aparelho est?o sujas. O filtro pode ser limpo em casa mesmo. Mas, no caso da sujeira estar na m?quina ? recomendada a consulta a um t?cnico. m alguns casos s? produtos qu?micos poderosos podem limpar o ar condicionadoxplica R?mulo Maur?lio.

Aparelhos que s?o pouco usados
Equipamentos que ficam desligados por muito tempo devem ser vistoriados por um t?cnico especializado. Se o ar condicionado ficar mais de seis meses sem uso, ? aconselh?vel tirar as pilhas do controle remoto, se houver, e fazer a desenergiza??o do aparelho.

Aparelhos que ficam muito tempo ligados
Se o seu ar condicionado n?o tem descanso, o ideal ? acertar com o t?cnico para que ele fa?a visitas peri?dicas para olhar o seu aparelho. Prefira as empresas credenciadas pelo fabricante, que tem pe?as originais e profissionais treinados pela f?brica.

Antes de comprar
Se voc? ainda n?o tem um ar condicionado mas pensa em comprar, aten??o para a dica: procure saber todas as informa?es poss?veis sobre o aparelho antes da compra, inclusive se existe uma assist?ncia t?cnica na sua cidade. Fique atento tamb?m ?s orienta?es para a instala??o. Seguindo tudo ? risca, n?o vai desperdi?ar energia el?trica nem ter problemas com o aparelho no futuro.