• Assinantes
  • Casa
    Juizforanos preparam-se para o calor
    Procura por ar condicionado aumenta 12%
    Técnicos alertam para a importância da manutenção do aparelho

    Ana Luisa Damasceno
    04/12/03

    O verão chega e, com ele, aquele calor forte. Muita gente apela para a tecnologia para não sentir tanto a força do sol na estação. Os aparelhos de ar condicionado são uma boa pedida. Pelo menos é o que pensa o consumidor juizforano. O gerente de uma loja de eletrodomésticos da cidade, Leônidas Matias de Almeida, informou que a procura aumentou cerca de 12% nas últimas semanas.

    Segundo ele, os consumidores estão mesmo procurando por aparelhos de ar condicionado. A loja conta com quatro marcas, cada qual com cerca de três modelos diferentes. O consumidor entra na loja decidido: “eles não vêm para pesquisar não. Chegam mesmo para a compra do ar condicionado”, diz Leônidas.

    Conservação
    Só que quem já tem um aparelho muitas vezes se esquece de fazer a manutenção. É o que conta o técnico Rômulo Maurílio de Oliveira Rodrigues, que há 18 anos vê a mesma cena com a chegada do calor. “Nos últimos meses não tivemos nenhum aparelho para manutenção. Mas só na última semana já chegaram dez”.

    Rômulo aconselha os donos de aparelhos a fazerem a manutenção durante o inverno. Mas ele mesmo sabe que isso é quase impossível. “No frio os aparelhos ficam desligados, e o dono só vê o problema quando precisa do ar condicionado, ou seja, quando chega o calor”.

    O técnico explica que um serviço básico pode ser feito pelo próprio dono do aparelho. "A limpeza dos filtros deve ser feita regularmente". Se o ar condicionado é ligado todos os dias, Rômulo recomenda a limpeza do filtro duas vezes por semana.

    Quer saber como limpar o filtro do seu ar condicionado? Clique aqui e descubra!

    Mais dicas
    Os técnicos ainda recomendam outras ações para manter o aparelho funcionando sempre bem.

    Renovação do ar
    Em uso comercial o ar deve ser instalado com um ventilador. Com isso, o ar externo entra no ambiente, evitando que o mesmo ar fique circulando repetidamente pelo ar condicionado. Se o seu aparelho fica em casa, abra sempre as portas e janelas no momento da arrumação diária. Assim o ar é sempre trocado.

    Odor desagradável
    Algumas vezes, ao ligar o aparelho nota-se um cheiro desagradável. Isso acontece porque algumas partes do aparelho estão sujas. O filtro pode ser limpo em casa mesmo. Mas, no caso da sujeira estar na máquina é recomendada a consulta a um técnico. m alguns casos só produtos químicos poderosos podem limpar o ar condicionadoxplica Rômulo Maurílio.

    Aparelhos que são pouco usados
    Equipamentos que ficam desligados por muito tempo devem ser vistoriados por um técnico especializado. Se o ar condicionado ficar mais de seis meses sem uso, é aconselhável tirar as pilhas do controle remoto, se houver, e fazer a desenergização do aparelho.

    Aparelhos que ficam muito tempo ligados
    Se o seu ar condicionado não tem descanso, o ideal é acertar com o técnico para que ele faça visitas periódicas para olhar o seu aparelho. Prefira as empresas credenciadas pelo fabricante, que tem peças originais e profissionais treinados pela fábrica.

    Antes de comprar
    Se você ainda não tem um ar condicionado mas pensa em comprar, atenção para a dica: procure saber todas as informações possíveis sobre o aparelho antes da compra, inclusive se existe uma assistência técnica na sua cidade. Fique atento também às orientações para a instalação. Seguindo tudo à risca, não vai desperdiçar energia elétrica nem ter problemas com o aparelho no futuro.

    O melhor provedor de internet de
    Juiz de Fora

    ACESSA.com

    Banda larga na sua casa a partir de R$29,90

    Conheça nossos planos

    (32) 2101-2000

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.