Casa
Banheiro com estilo
O gasto em banheiros chega a 30% do total da reforma ou construção de toda a casa. É preciso atenção na escolha dos materiais

Sílvia Zoche
28/05/04

Dicas do decorador Walmer Antônio Riani para quem deseja ter um banheiro bonito e com estilo próprio

Ouça! Veja!

Foto: Divulgação "O menos é mais", diz o decorador, Walmer Antônio Riani (foto ao lado), quando perguntado sobre a melhor dica para se decorar um banheiro.
Segundo ele, o investimento na construção ou reforma deste cômodo de uma casa é alto. Representa cerca de 30% do total da obra. Por isso, Riani fala da importância da simplicidade no momento de decorar o ambiente.

Quando a pessoa não quer ou não pode contratar um decorador, Riani diz que o melhor é escolher o branco para pisos, louças e azulejos. Para combinar, os metais devem ser cromados. Quem usa essa dica pode estar sempre mudando a decoração do banheiro. "Numa semana, a pessoa pode colocar toalhas vermelhas, com chinelo combinando. Cansou, troca pelo verde. Assim, ela muda a decoração de acordo com os acessórios que escolher", explica Riani.

Personalidade do cliente
A decoração deve ter a "cara" do morador da casa. O banheiro não foge à esta regra. É um ambiente que as pessoas sentem-se mais à vontade. Não é à toa que existem banheiros com som, televisão, telefone, cadeira, revisteiro e até aparelhos de ginástica.

Ilustração Além da comodidade, o banheiro ganhou outra função. Segundo Riani, têm pessoas que escolhem o local para ser o mais seguro da casa. "Tem gente que com medo de um assalto, transforma um banheiro em refúgio".

Riani ressalta que existem técnicas para decorar, mas todas são adaptadas ao estilo do cliente. "Muitas vezes, o cliente tem uma idéia, mas que não combina com a casa, nem o estilo próprio. Eu oriento e chegamos a uma conclusão que não foge da idéia central do dono da casa", explica.

Temperatura, cores e luzes

Ilustração Ilustração Ilustração

O revestimento do piso em um banheiro pode ser de madeira, desde que se tenha alguns cuidados. A manutenção da limpeza deve ser feita com um pano úmido; nada de jogar água e a pessoa deve ter o hábito de se enxugar dentro do boxe.

"Conheço uma casa que tem tábua corrida no banheiro. Um sinteco já é o suficiente para proteção. E, claro, alguns cuidados básicos", diz o decorador. Como Juiz de Fora tem épocas de temperaturas mais baixas, a madeira no banheiro deixa o ambiente mais aquecido e aconchegante.

As cores ideiais são as que combinam com o jeito de ser da pessoa. Riani lembra que um banheiro para ter a decoração modificada, somente com uma marreta. Por isso, escolha bem.

Ilustração Ilustração

As cores vivas estão em alta nos pequenos detalhes. "Amarelo, verde, vermelho, roxo são cores que combinam com um visual jovem", diz Riani.

Em Milão, na Itália, a tendência é a volta do dourado . No Brasil, o movimento ainda é lento, mas começa a aparecer novamente nos metais.

O material mais usado são os cromados e os cromados escovados. O aço inox e os metais coloridos também são procurados. De acordo com Riani, a decoração está em uma fase de transição dos anos 70 para os anos 80;
por isso esta variedade.

Foto: ACESSA.com Foto: ACESSA.com

A iluminação de um banheiro deve ser adequada para não ter sombra. O mais indicado é misturar luz quente com luz fria, para ver a cor natural da pele. "A luz fria tende a jogar as cores para o azul. A mulher acaba carregando na maquiagem, porque a luz fria engana", explica Riani.

Leia mais:

  • Veja a decoração de Riani em dois banheiros e um lavabo
  • Saiba sobre algumas tendências em revestimentos

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.