Intui??o a favor da decora??o S?rgio Rodrigues, um dos maiores designers brasileiros, d? dicas para voc? ter um ambiente de bom gosto em sua casa

Thiago Werneck
Colabora??o
03/05/2007

Uma casa de ambiente agrad?vel, pr?tico, sofisticado e chique ? o sonho de quem se preocupa com o lar. E a dica de um dos maiores especialistas do pa?s em desenho de m?veis, S?rgio Rodrigues ? simples: intui??o. "A mulher deve seguir seu instinto e n?o se preocupar em s? usar objetos que estejam na moda. E muito menos posicionar tudo dentro de uma est?tica conhecida", destaca.

E nada de ficar olhando os melhores m?veis e acess?rios em revistas. Na hora de ambientar uma casa nada ? proibido. "No design nunca podemos dizer que n?o d? para utilizar tal coisa, porque isto ? errado. Cada um usa o que quer, da forma como bem entender e se for com paix?o e tiver talento ou intui??o a casa fica muito agrad?vel", avalia S?rgio.

Para S?rgio, em caso de d?vida de como ambientar a casa, o ideal ? procurar um designer ou arquiteto para fugir do rid?culo. "? comum pessoas terem um piano em casa s? para ocupar espa?o. Isso ? uma bobagem, os m?veis devem ter utilidade e n?o apenas ocupar espa?o, eles t?m que compor o meio e participar da vida dos moradores da casa ou apartamento", conta.

E se engana quem chama essa ambienta??o de decora??o. Quem decora fornece os detalhes que v?m a embelezar o ambiente j? formado. S?o exemplos de decora??o um gesso no teto, um porta retrato e uma pequena est?tua na estante da sala. A forma de dispor os m?veis, suas formas e cores devem ser escolhidos por um bom designer.

Cadeira
criada por S?rgio Poltrona
criada por S?rgio

O profissional da ?rea tem que projetar tudo de acordo com os gostos do cliente. Em caso de pessoas que insistam em algo considerado bizarro, o segredo ? tentar mudar a opini?o do cliente delicadamente. "O designer deve ter a no??o de que uma mesa de jogos n?o tem sentido, se as pessoas n?o jogam baralho. O verdadeiro arquiteto tem arte dentro dele e s? usa as aulas da Faculdade para ter uma orienta??o", acredita S?rgio.

Mesa de centro
criada por S?rgio A poltrona 
mole criada por S?rgio
Conhe?a um pouco sobre S?rgio Rodrigues

S?rgio Rodrigues nasceu em 1927 e j? ganhou diversos pr?mios fora do pa?s. O artista ? especialista em desenho de m?veis e tem in?meras hist?rias para contar. Muitos de seus m?veis s?o famosos em todo mundo e sua arte moderna o consagrou como um dos maiores arquitetos do pa?s. Especialista em desenhos de mobili?rio em madeira criou m?veis como a poltrona mole(foto acima).

Nessa quarta-feira, dia 3 de maio, S?rgio esteve em Juiz de Fora para dar uma palestra em um evento sobre design. O arquiteto deu um conselho importante aos jovens. "Produzam com paix?o, ousem, experimentem, n?o caiam nas id?ias de revistas e jornais que tentam impor seus produtos mercado", aconselha.

O design ainda deixa uma provoca??o para os cuecas de plant?o. "Homem n?o tem intui??o. Para escolher a posi??o de um sof? ele demora dois dias e ainda escolhe dando alguma explica??o. J? a mulher n?o precisa nem explicar, ela sabe que o sof? tem que ficar em determinado lugar e pronto. ? pura intui??o", completa.

*Thiago Werneck ? estudante de jornalismo da UFJF