Casa

Limpeza de pedras Aprenda truques fáceis e baratos para limpar pedras ornamentais,
antes que elas precisem de uma restauração

Sílvia Zoche
Repórter
08/10/2005

Se o mármore da sua casa já está amarelado ou o granito manchado e quanto mais você esfrega pior fica, saiba que existe uma solução: você pode fazer uma restauração, em pedras já velhas, sem brilho e com manchas, através de uma máquina especial para deixá-las novinhas novamente. Lojas especializadas em pedras ornamentais podem fazer este serviço.

Mas se você acabou de comprar uma pedra (granito, ardósia, mármore...) e ela ainda não sofreu os danos do mau uso, é melhor você saber como limpá-las (com certeza, é mais barato), antes que precise gastar mais para isso. Se a pedra está manchada, provavelmente, foi porque você não usou os produtos certos. Alvejantes, saponáceos, escovas, palha de aço, álcool, sabão de coco, são proibidos! Além de retirar o brilho da pedra, este tipo de limpeza abre caminho para sujeira se instalar.

Como diz a diretora de uma empresa de pedras, Neusângela Ribeiro: "a pedra pode ser comparada a pele humana. Imagine você ficar passando álcool na sua pele todos os dias o estrago que não vai ser. A pedra também tem poros como nossa pele e precisa de cuidados", avisa.

Os saponáceos, por exemplo, que são usados para limpar e deixar branco, tiram a proteção do mármore. Sem essa camada protetora, a sujeira começa a acumular.


Anote truques para limpar pedras ornamentais

Pode parecer incrível, mas para limpar pedras ornamentais use somente sabão neutro, água e esponja sem abrasivo. Para limpar o chão, rodo com borracha envolvido por pano de chão. Ou ainda rodos com esponja. Veja nas fotos acima: limpe sempre com a esponja do lado liso, como na segunda foto.

Para que a durabilidade da pedra seja maior (Acredite! Com uma manutenção correta, a pedra pode durar 200 anos) passe um impermeabilizante nelas. Só que nada de passar ceras naturais e resina. "Este tipo de produto não permite que a troca de vapores do ambiente com a pedra", alerta Neusângela. Lembre-se que pedras dilatam com mudanças de temperatura.

Existem produtos no mercado especiais para pedras. Ao cair qualquer líquido sobre ela, por estar impermeabilizada, não haverá absorção, portanto, nada de manchas. Mas Neusângela recomenda que a pessoa enxugue a pedra, no máximo, até três horas. "O impermeabilizante dá um prazo para limpeza, mas não protege a pedra a ponto de não ter que limpá-la", diz.


Depois de impermeabilizar, pode-se passar um cera especial para granito. Mas é especial, uma cera própria para a pedra. Como já foi dito acima: "Nada de passar ceras naturais e resina".




Para limpar pedras com seixos rolados, muito usados em jardins, Neusângela diz que as coloca de molho na água, simplesmente, sem sabão.



A ardósia, no quesito limpeza, é a exceção das pedras. "Nossa, essa pedra é muito fácil de limpar e aceita qualquer produto, qualquer cera... Não mancha, adoro esta pedra. Pena que não é tão valorizada", diz.


Leia mais:

  • Pedras ornamentais: Uso de pedras em paredes, bancadas e pisos exige cuidado pós-obra imediato e de manutenção

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.

    Elis Regina Scandoleiro: muito boas as dicas

    Marcos Vinicius Coelho: que nada

    Sidval Dias: Pelo trabalho q faço, de limpezas de pedras ornamentais isso me ajuda bastante com essas dicas de um profissional...