Casa
Roupas brancas ainda mais brancas...
Conheça alguns segredos caseiros para você deixar as peças
ainda mais claras e brilhar neste Réveillon

Rita Couto
*colaboração
16/12/05

Neli Aquino explica porque existem variações de cor nas roupas brancas. Clique no ícone ao lado e veja!

Veja! Opine!

Não há como negar e não é por causa só do Réveillon. Neste verão, a cor da vez também é o branco. Neutra e fácil de combinar, não há quem resista e não tenha pelo menos uma camiseta nessa cor. Mas, se você já deixou de comprar alguma peça porque cor clara mancha facilmente e é difícil manter o branco "realmente branco", não se preocupe. Existem truques simples que ajudam a manter a roupa branca clarinha e bem cuidada.

Truques de limpeza...
Quando alguma coisa cai na roupa o primeiro passo é tentar limpar o mais rápido possível, lavando com sabonete branco. "O sabonete ajuda bastante a tirar a mancha, mas, dependendo do que tiver caído na roupa, é melhor usar outros produtos, como água oxigenada para limpar sangue", explica Neli Aquino, proprietária de uma loja especializada em vestuário branco.

Nilcéia da Silva ensina uma dica que aprendeu com a mãe: usar sabão de coco. "Você ferve a água, põe o sabão e deixa a roupa de molho um pouquinho. A mancha sai fácil", conta.

Para a estudante de veterinária, Laís Brunelli (foto ao lado), nada é melhor que deixar a roupa de molho com sabão em pó e água sanitária. "A sujeira sai toda", garante. Outro segredinho é estender as peças do avesso no varal. "Se cair alguma sujeirinha, não mancha a roupa", lembra Laís.

Como clarear?
Nada mais bonito que uma roupa branca bem clarinha, que parece até radiante! Para que as suas fiquem assim, é preciso tomar cuidado na hora de guardar. Uma dica valiosa para que as peças não amarelem é envolvê-las em um pano preto. "O que deixa a roupa amarela é a luz e o tecido escuro impede que a claridade chegue até ela", explica Margarida Miguel Guimarães, proprietária de uma loja de vestidos de noiva.

Usar um papel ou plástico azul claro também evita o amarelamento, explica Maria do Carmo Damasceno, lavadeira há 73 anos. "O papel vai proteger a roupa, mas se mesmo assim ficar amarela, é só esquentar água, colocar um pouco de cloro e deixar de molho. No lugar do cloro pode até colocar água sanitária, mas tem que ser na água quente, porque, se for fria, o produto deixa a roupa mais amarela ainda", conta.

Outro truque é colocar a roupa para quarar. É só deixar as peças de molho em uma bacia com água e sabão em pó em um lugar que tenha sol forte. "Para clarear mais rápido o melhor é estender as roupas em cima de um gramado, deixar no sol e depois enxagüar, explica Madalena de Fátima Garcia.

Se depois de lavada a roupa branca ficou cheia de pelinhos e você não tem uma escovinha própria para tirá-los, Laís ensina um jeito simples para resolver esse problema: passar uma buchinha de lavar louças nova.

Outra dica importante e que todos já conhecem: separar as roupas brancas das coloridas na hora de lavar. E isso não é só porque a tintura de uma peça escura pode manchar uma clara, mas também para que a roupa não pegue pêlo. "É preciso seguir as recomendações na etiqueta da peça", lembra Neli.

Participe!
Se quiser contribuir com dicas para cuidar de roupas brancas ou tem alguma dúvida e quer que algum de nossos internautas respondam, envie um e-mail para redacao@acessa.com com o truque e seu nome completo que acrescentaremos na matéria!


Outra dica genial que me deram e faço uso é colocar as roupas de molho no álcool, ao invés de cloro ou água sanitária, que deixam roupas de malha sintética meio amareladas. Com o cloro é o contrário, elas ficam mais brancas.

Adelma Vieira

*Rita Couto é estudante do quarto período de Comunicação Social da UFJF

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.

Erika Lauria: Posso colocar num saco preto??