Casa
Tirando os amassados
Anote dicas de como passar bem uma roupa e o passo-a-passo para você passar uma camisa social, considerada a mais difícil

Sílvia Zoche
Repórter
10/03/06

Veja o passo-a-passo de como passar uma camisa social. No ícone "Opinião", mande sua dica ou dúvida sobre o assunto.

Veja! Opine!

Um dos maiores dilemas na hora de ajeitar uma casa, é o momento de passar roupa. A pilha só vai acumulando e o desespero aumentando. Tudo bem que o correto, realmente, é juntar bastante roupa e passar tudo de uma vez, porque isso economiza energia elétrica. Só que, ao mesmo tempo, parece que consome nossa energia corporal, porque haja braço, coluna e paciência.

Mas como não tem escapatória, a solução é tornar a rotina mais fácil e ágil. Algumas dicas de como passar bem uma roupa podem tornar sua semana mais dinâmica.

Até Neuza Fernandes da Silva que passa roupa há anos, diz que o começo não foi fácil. Sua história começou aos 12 anos, quando foi trabalhar de doméstica em uma residência onde um casal só usava roupas sociais.

"Lavei todas as roupas num dia e no outro, demorei o dia inteiro passando as roupas. No dia seguinte, ela me chamou a atenção, porque estavam mal passadas, com vinco torto. Ela pegou uma camisa e calça dela e do marido e me mostrou como eu teria que passar. Fiquei olhando. Quando ela saiu, derrubei todas as roupas no chão e pisei em cima. Descontei toda minha raiva. Mas depois, passei uma por uma e quando a patroa chegou em casa, achei que ela fosse brigar comigo: 'Neuzinha, ficaram ótimas. Parabéns'. Fiquei aliviada", conta, rindo.

Ela enfatiza que, naquela época, sua atitude foi de criança e que graças a patroa, hoje ela adora o trabalho. Tanto que, hoje em dia, Neuza lava e passa roupas, há cinco anos, de seminaristas, inclusive, túnicas. "Sei passar qualquer roupa e gosto mesmo", diz.

Camisa social
Apesar de ser craque na função, Neuza confessa que a camisa social é a peça mais difícil de se passar. "Mas seguindo alguns passos, tudo dá certo". Acompanhe as dicas!

Passo 01 Passo 02

Passo 01 - A primeira coisa a fazer é passar a parte interna da camisa onde ficam os botões e as casas.

Passo 02 - Depois, vire a camisa do lado certo e passe a parte de cima das costas.

Passo 03 Passo 04

Passo 03 - Passe a metade da frente da parte de cima da camisa, como na foto. Depois, passe a outra metade.

Passo 04 - Faça a mesma coisa nas costas. Depois, passe a metade da frente da parte de baixo e assim por diante.

Passo 05 Passo 06

Passo 05 - A gola é importante. A primeira parte a ser passada é a que fica virada pra dentro. Estique bem.

Passo 06 - A parte interna da gola é passada logo em seguida. Veja como fica bem mais fácil tirar os amassados.

Passo 07 Passo 08

Passo 07 - Passe a parte interna do punho, com o mesmo objetivo do colarinho. Facilita na hora de passar a parte de fora.

Passo 08 - Encaixe a manga na lateral da tábua de passar. Se não quiser vincar a manga, é só não correr o ferro na lateral. Espere a camisa esfriar e coloque no cabide.

Truques
Agora, anote outros truques ensinados por Neuza:

  • Na hora de passar a roupa é sempre bom borrifar água com um pouco de amaciante pra deixar a roupa sem vincos desnecessários e retirar aquelas partes mais enrugadas. "Com roupa preta, o correto é usar água pura, porque com amaciante, parece que a roupa fica cheia de pêlos.
  • E por falar em pêlos, sabe aquela roupa preta que saiu da máquina lotada deles? A dica de Neuza é mergulhar a roupa no tanque cheio de água. "Só água mesmo. Mergulhe várias vezes que a roupa preta fica sem pêlo nenhum", afirma.
  • Sempre passe roupas pretas do avesso. Isso evita brilhos e marcas. Se não quiser passar do avesso, coloque um pano bem fino por cima, como uma fralda. Outros tecidos que devem seguir este mesmo processo são o crepe, o cetim e e o linho
  • Na hora de passar roupas com partes emborrachadas, tome muito cuidado. Use baixas temperaturas e use um pano por cima, pra não grudar. Curiosidade: a parte brilhosa do cetim agarra no ferro de passar. Portanto, passe do avesso sempre.
  • Se alguma coisa agarrou no seu ferro de passar roupa e você não consegue removê-lo, a dica é esquentá-lo e desligar da energia. Em seguida, pegue uma palha de aço seca, segure a palha com um pano e passe na parte suja. Pegue um pano úmido e retire os resíduos. Não faça isso, caso seu ferro seja revestido por teflon.
  • As roupas de cama, Neuza dobra em quatro partes e passa na tábua de mesmo. "Eu passo um lado, depois viro e passo o outro e vou virando, sem encostar os lençóis no chão".
  • A tábua de passar é importante, porque dá o encaixe pra passar calças as mangas de camisas
  • Observe o tipo de tecido e veja qual é a temperatura adequada pra roupa. Se não constar na etiqueta, vá graduando a temperatura aos poucos.
  • Participe!
    Se quiser contribuir com truques especiais ou tem alguma dúvida e quer que algum de nossos internautas respondam, envie um e-mail para redacao@acessa.com com seu nome completo, que acrescentaremos na matéria!

    Para facilitar a passar e dar aquela gomadinha nas camisas de linho:
    Coloque em um borifador: 1 copinho de aperitivo de amaciante; a mesma medida de álcool e a mesma medida de cola branca (colegial); e três medidas de água. Vai borrifando a roupa e passando.

    Vanda

    Li as dicas de como passar roupas bem, que a Neuza Fernandes da Silva deu. Ela falou para usar amaciante. Qual a proporção devo usar? E o que fazer quando da brilho na roupa social?

    Márcia

    *Quem souber responder a Márcia, envie um email para redacao@acessa.com, vamos publicar a sua dica aqui!


    Estive consultando o site de você e achei legal as dicas de passar da Neuza. Uso muito camisa social e quem as passa sou eu. Gosto muio de fazer isto, apesar de ser cansativo. Fiquei com uma d[uvida no comentário da Wanda quando ela escreve: "Para facilitar a passar e dar aquela gomadinha nas camisas de linho: Coloque em um borifador: 1 copinho de aperitivo de amaciante; a mesma medida de álcool e a mesma medida de cola branca (colegial); e três medidas de água. Vai borrifando a roupa e passando." Álcool eu até entendo, mas cola branca me deixou confuso. Pode-se usar cola branca para facilitar o processo de passar?

    Anderson

    *Quem souber responder ao Anderson, envie um email para redacao@acessa.com, vamos publicar a sua dica aqui!

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.

    Luiz Antonio da Silva: Como tirar o brilho deixado por ferro de passar num Blazer de linho? Por favor, me ajudem! Obrigado.

    Sirlene Leal: gostei muito da dica

    Jovina Arruda: somos uma equipe e passamos roupas de varias pessoas essa dica é muito legal

    Renata DE Benedetti: Alguem sabe me dizer se posso passar uma camisa de cetim com vapor ?

    Evandro Filgueiras: Esse artigo é uma aberração.

    Luciê Holanda: Agora vou ve se da certo....

    Edina Silva: vou tentar estou passando roupa de medico

    Gabriel Carvalho: SOLUÇÃO PARA QUEM ODEIA PASSAR ROUPA:https://www.facebook.com/apassadoria Uma empresa que passa sua roupa para você!!!