Casa

Como limpar azulejos Anote as nossas dicas e deixe de lado o esfrega-esfrega

Renata Cristina
Repórter
26/04/2007

As receitinhas são inúmeras e cada um adota um método diferente. Bucha, sabão, água sanitária, detergente, cloro, entre tantos outros produtos compõem a lista "mágica" da limpeza dos azulejos. Há quem prefira contar com receitas caseiras, como a que utiliza água morna com vinagre branco e, no rejunte, passa aquela escovinha com cloro.

Por outro lado, a indústria de acabamentos investe cada vez mais nos produtos que livram a dona-de-casa do esfrega-esfrega na parede. Ao contrário do que todo mundo pensa, "a manutenção dos azulejos é simples", garante o especialista no assunto, Jonas Pinto Braga. Isto porque há uma infinidade de detergentes e ceras próprias para os azulejos.

Conforme orienta Braga, desde a construção até o acabamento, há medidas que podem ser tomadas para manter a casa brilhando. "Para os rejuntes podem ser usados impermeabilizantes, que evitam a formação de limo e o acúmulo de sujeira", esclarece. O brilho dos azulejos pode ser conservado através de ceras e detergentes especiais, encontrados em casas especializadas.

No caso de quem não está construindo, mas deseja acabar com a sujeira em cômodos mais velhos, há também solução. "Para obras antigas, pode ser usado o detergente clorado, que limpa o rejunte e dá brilho na cerâmica", orienta o gerente de uma loja de acabamentos José Carlos Vidigal.

Azulejo sujo Azulejo sujo Azulejo sujo
Nem tão modernos assim

Azulejo sujo Se a conservação dos azulejos na sua casa não é feita periodicamente, você terá que trabalhar mais um pouquinho para obter as facilidades que os especialistas citam acima. A famosa combinação cloro e esfregão são alternativas para retirar a gordura e a sujeira concentrada na quinas e áreas próximas a pias e espelhos.

Os produtos à base de amoníaco e álcool são usados para a limpeza mais pesada. Para os cantinhos, são indicados "tira-limos", encontrados nos supermercados e lojas do ramo. A velha escova de dentes entra na jogada, somente para espalhar o produto e, após alguns minutos, você pode enxaguar. É importante não ultrapassar o tempo indicado no rótulo, para evitar uma aparência artificial no rejunte.

Em casos extremos, de muita sujeira e gordura impregnadas, é indicada a raspagem do rejunte, além do removedor. Para isso, utilize uma estopa e dilua o removedor na água, na proporção de 1 para 3, aplicando sobre as paredes. Sempre siga as instruções indicadas no produto.

Receita caseira para limpar o azulejo
Faça uma mistura de:
  • 1/2 xícara (chá) de vinagre branco
  • 1/4 de xícara (chá) de bicarbonato de sódio
  • 1/2 de amônia em um litro de água
Misture bem e passe nos azulejos e pisos sujos ou encardidos. Deixe agir por uns 10 minutos, depois lave normalmente com água e sabão.

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.

Elizabeth Martins de Souza: boa sugestão

Yara Olivon: vou experimentar....

Fernanda Branquinho: vou experimentar...

Maria Lucia de Souza: amei as dicas vou fazer

Luziene Ferreira de Souza: AMEI...

Evanir Costa: gostei da dica vou tentar