Mulher
Trançado com fita
Você pode decorar toalhas de banho, de rosto e panos de prato com lindos trançados de fita. Use sua criatividade!


Ludmila Gusman
Editora
21/06/05

Clique no ícone ao lado para ver algumas idéias de trançado em toalhas de rosto. Mas lembre-se: a criatividade depende de você!

Aprenda!

A professora aposentada, Tania Maria Braga, encontrou nesta técnica uma terapia para o dia-a-dia. "Nem sinto a hora passar, quando vi já fiz várias. Uma simples toalhinha fica valorizada tal qual obra de arte, basta paciência e boa vontade", comenta.

Além de proporcionar distração a quem aprende, o trançado em fita, exercita a criatividade e pode lhe render um dinheirinho extra no final do mês. Qualquer pessoa pode fazer e utilizar a técnica de diversas maneiras. Tania vai ensinar como decorar uma toalha de rosto branca com fitas azuis.

A partir desta técnica, que você vai aprender, é possível fazer as demais e criar a sua variando as cores e as formas diferentes de trançar. Aproveite!

Você vai precisar de:

  • toalha de rosto branca
  • fita de cetim azul clara e azul escura nº 1
  • agulha
  • tesoura
  • pinça para puxar ou outros utensílios que vão facilitar puxar a fita como, por exemplo, espátula de afastar cutícula. Mas somente se necessário.
  • Passo-a-passo do trançado:

    O primeiro passo é contar os fios da toalha e dividir em três carreiras. Com a a tesoura desfie três carreiras de quatro fios cada uma É preciso paciência e muita atenção para não cortar a toalha

    Puxe os quatro fios da primeira carreira, usando uma pinça e espátula de cutícula fazendo de puxadores Puxe os quatro fios da segunda carreira, usando uma pinça e espátula de cutícula fazendo de puxadores Puxe os quatro fios da terceira carreira, usando uma pinça e espátula de cutícula fazendo de puxadores
    Vai ficar assim. Agora você vai começar a passar a fita na toalha. Comece pela cor mais escura Com ajuda da agulha passe a fita. Na primeira e última carreira passe a fita escondendo três fios e deixando de fora três Na carreira do meio passe a fita escura escondendo nove fios e deixando de fora três. (A foto acima é da primeira carreira)

    Comece trançar pela carreira do meio com a fita azul claro. Passe a fita por baixo dos fios da última carreira, suba para a carreira do meio naqueles três fios que estão aparecendo, voltando para os três fios que estão de fora da última carreira e assim por diante (passa por baixo e desce, passa por baixo e sobe) Faça o mesmo trançado na parte superior. Passe a fita por baixo dos fios da primeira carreira, suba para a carreira do meio naqueles três fios que estão aparecendo, voltando para os três fios que estão de fora da primeira carreira e assim por diante até o final da carreira (passa por baixo e sobe, passa por baixo e desce) O trançado pode ser feito usando uma agulha grossa ou mesmo um alfinete de pressão. Existe também um passador de fita próprio. O arremate é feito em cada carreira quando tudo estiver pronto. Sempre pelo avêsso da toalha. Dica importante: faça o arremate com a linha da cor da fita para o trabalho ficar bem feito
    Fazendo o arremate pelo avesso com a linha da cor da fita Fazendo o arremate pelo avesso com a linha da cor da fita Está pronta a sua toalha. Incremente com bordado inglês e boa sorte!

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.

    Cristtina Nunes: muito lindo esses trabalhos

    Telma Conceição: todas muito lindas

    Ivanilda Lyma: lindas

    Silvana Moura Correa: MUITO LINDAS

    Ana Bernadete Dolence Anton: eu queria aprender trançar toalha com fityas