Mercados e Empresas

Por

Feliz dia das m?es para o com?rcio
Embalados por uma das melhores datas do ano, lojistas esperam crescimento de 6% no m?s de maio. Frio e Festa Country ajudam

Ricardo Corr?a
Rep?rter
10/05/06

M?e s? tem uma. E antes tivessem v?rias. O com?rcio estaria rindo ? toa, afinal, ? com os presentes comprados pelos filhos que se faz desse um dos melhores per?odos do ano para os lojistas. O m?s de maio s? perde para o final do ano em vendas e, com a aproxima??o da data mais esperada, o dia 14, as lojas se preparam para receber muitos clientes que deixam para comprar o presente das mam?es na ?ltima hora.

A expectativa do com?rcio para este ano ? que pelo menos se repita o resultado obtido no ano passado, quando houve um crescimento de 4,96% nas vendas em maio. Mas de acordo com Vandir Domingos da Silva, presidente da C?mara dos Dirigentes Lojistas de Juiz de Fora (CDL/JF), o crescimetno pode ser ainda maior.

"Nossa expectativa ? de que esse crecimento possa chegar a 6% no m?s de maio. Apostamos nisso em fun??o da queda na taxa de juros, e no aumento do sal?rio m?nimo. Estamos vivendo um ambiente positivo e o que influi tamb?m s?o os eventos que j? est?o acontecendo na cidade durante este m?s. Isso ajuda a refor?ar bastante tamb?m", explica Vandir Domingos, referindo-se ? Festa Country, que dividie espa?o com festividades do anivers?rio da cidade.

Mas existe um outro fator que pode ajudar os comerciantes a venderem mais neste per?odo. Se os lojistas torcem pela chegada do m?s de maio, torcem tamb?m pela chegada do frio.

"Se o frio aumentar ajuda a refor?ar. Se esfriar mais podemos superar essas expectativas" explica Vandir que ressalta que alguns setores vendem mais na proximidade do dia das m?es.

"Eu falo nesse crecimento de uma maneira geral, mas ? claro que alguns segmentos refletem um crescimento maior. As lojas de eletrodom?sticos e eletroeletr?nicos, por exemplo", conta Vandir Domingos.

M?es x Copa
Em 2006, as vitrines est?o diferentes para o Dia das M?es. S?o poucas as que foram preparadas especialmente para a data. Muitas j? est?o enfeitadas ? para a Copa do Mundo, que s? acontece no m?s que vem. Vandir Domingos n?o faz nenhuma rela??o entre um crescimento no m?s de maio e a chegada da Copa, que s? come?a no dia 9 de junho. Mas, nas vitrines, o Dia das M?es j? teve que dividir espa?o com a maior competi??o do futebol mundial.