Mulher

Bordado com fita de cetim e miçangas
Deixe sua calça com "cara" de nova

Sílvia Zoche
Repórter
26/05/06

Carol Lourenço explica e mostra como é o passo-a-passo de se fazer uma bainha de calça para que ela fique com "cara" nova. Clique no ícone ao lado!



Sabe aquela calça que fica guardada lá no fundo do guarda-roupa, ou porque já está velha e você não tem coragem de se desfazer dela ou porque, mesmo novinha em folha, você nunca usou, por não gostar do estilo. Não importa se o tecido é fino, jeans ou brim. Há um jeito de deixá-la com aspecto novo, parecendo que acabou de sair da loja.

Quem ensina o "truque" é Carol Lourenço. Ela vai usar fita de cetim, miçangas, strass para estilizar a barra de uma calça jeans. Apesar de não ser artesã, ela adora mexer com essa área. "Eu vejo as coisas na televisão e depois faço. Ih, eu adoro! Se eu pegar um fim de semana, faço três calças", conta.

Só de ver a explicação uma vez, Carol consegue entender e colocar em prática. Mais que isso. Nas compras dos materiais, usa sua criatividade para incrementar e dar seu toque pessoal à peça. "Antes de começar a costurar, eu também desenho pra saber onde vão ficar as peças", diz. O que é uma boa dica para quem tem dificuldade de visualizar tudo pronto - mesmo este não sendo o caso de Carol.

Passo-a-passo
O primeiro passo é ter todos os materiais em mãos. Ainda mais que você terá que lidar com agulha e linha. Calma! Não é preciso habilidade na costura, porque ela vai ficar escondida na parte interna da calça. Tudo bem que um pouco de paciência ajuda, mas não é nada de outro mundo.

Materiais

  • 1 metro de fita de cetim (é provável que não se use toda a metragem, mas Carol aconselha comprar mais, no caso de errar alguma coisa)
  • 1 linha da mesma cor da fita (ou, pelo menos, próxima)
  • 2 dedais de miçanga ou vidrilho da mesma cor do cetim (dedal é a unidade usada pelos armarinhos)
  • 2 dúzias de strass
  • tesoura, cola para colar strass em tecido, agulha
  • Passo 1 Passo 2

    Passo 1 - Carol pegou sua calça que estava "abandonada" no armário depois de já ter separado todos os materiais para estilizá-la.

    Passo 2 - O passo 2 foi cortar a barra da calça. Como ela quis a calça mais curta, Carol passou a tesoura acima da bainha, porém dois dedos maior do que o comprimento que ela desejava, já que a barra será virada para cima. Se quiser manter o tamanho da barra da calça, corte a bainha onde fica a costura, caso sua calça seja jeans. É que esta barra é mais grossa e atrapalha na hora de aplicar o cetim.

    Passo 3 Passo 4

    Passo 3 - Antes de começar a costurar, posicione metade da fita de cetim acima da barra já dobrada e a outra metade em cima da barra. A explicação para o cetim ficar acima da barra é para que a bainha não fique solta.

    Passo 4 - Comece a costurar por dentro do jeans (com a fita de cetim por fora, claro), pela costura lateral da calça (assim, as emendas da fita se encontram neste ponto). Passe uma miçanga pela agulha e depois volte com a linha bem próxima a ela para que não apareça a costura e com isso fique bem presa. Dê um espaço de 0,5cm entre as costuras.

    Passo 5 Passo 6

    Passo 5 - Continue o mesmo passo-a-passo até que as duas extremidades da fita fiquem presa ao jeans.

    Passo 6 - Para esconder a emenda da fita, corte outro pedaço do cetim e costure na posição vertical, prendendo da mesma forma com as miçangas.

    Passo 7 Passo 8

    Passo 7 - É hora de pôr o strass no meio do cetim. Coloque uma gota da cola de tecido na fita.

    Passo 8 - Passe um pouquinho da cola na ponta da tesoura e agarre o strass e cole na fita.

    Barra da calça Bolso da calça

    Barra da calça - Veja como ficou o detalhe da barra da calça. Sutil, simples, diferente e sofisticado.

    Bolso da calça - Para dar mais um toque, Carol colocou a fita em um dos bolsos de trás. Um luxo!

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.