Mulher

Caixa para Vinhos Aprenda a técnica para fazer caixas octogonais de todos
os tamanhos com a especialista Ana Maria de Carvalho

Renata Cristina
Colaboração
30/08/2006
A artesã Ana Maria de Carvalho ensina passo-a-passo de uma técnica para fazer caixas de papel octogonais. Clique no ícone ao lado e faça você também!

Aprenda! veja

Foto ACESSA.com Receber um presente já é muito bom. Ainda mais se ele vem em um embrulho todo especial, mostrando que quem presenteou se preocupou em agradar você.

Vamos aprender como fazer uma caixa octogonal, que pode ser produzida em diversos tamanhos para colocar os mais diferentes tipos de presentes. Em nosso passo-a-passo você verá como fazer uma caixa para vinho ou qualquer outra bebida, mas nada impede que o artesão utilize outras medidas para colocar bombons, roupas, livros, CDs e tudo mais o que a imaginação deixar.

Quem dá as dicas é a artesã Ana Maria de Carvalho (foto abaixo), com seis anos de experiência no ramo. Ela começou o seu trabalho por acaso, em um período em que confeccionava roupas de lã. "Quando as pessoas vinham buscar suas encomendas faltava a caixa para presentear. Então, tive a idéia de produzir algumas, até que deixei as roupas e fiquei só com as caixas", diz.

Foto ACESSA.com Mas o ofício caiu como uma luva nas mãos da artesã. E não foi por acaso. Ana foi desenhista durante boa parte de sua vida e utilizou a firmeza nos traços para criar suas formas em papel. Segundo ela, essa caixa agrada todas as faixas etárias e pode ser utilizada para colocar roupas, bonecos, entre outros ítens. Durante a confecção, ela orienta: "Aproveite pedaços de papel para decorar a caixa na parte de fora".

Outra boa dica: sempre que for fazer as colunas da caixa numere de um a oito cada haste, facilitando na hora da colagem. Explicaremos mais detalhadamente durante o passo-a-passo! Mãos à obra!

Material
  • esquadro
  • régua
  • tesoura
  • cola ou grude
  • pincel
  • durex
  • lápis preto
  • borracha
  • estilete
  • 1 folha de papel paraná 80
  • 1 folha de papel de seda preto
  • 1 folha de papel de seda dourado

Como sempre lembramos, os preços desses materiais variam de loja para loja e de cidade para cidade. Portanto, não hesite em fazer uma pesquisa.

Como fazer o fundo da caixa

Foto: ACESSA.com Foto: ACESSA.com
1º Passo 2º Passo

1º passo - No papel paraná, desenhe um quadrado com a medida desejada (13x13 cm)
2º passo - Divida esse quadrado em quatro quadrados menores

Foto: ACESSA.com Foto: ACESSA.com
3º Passo 4º Passo

3º passo - Trace duas linhas que cortem o centro, em forma de "X"
4º passo - Marque a medida da linha menor em todas as linhas e vá unindo as pontas, até formar 8 lados e recorte.

Como fazer a lateral

Foto: ACESSA.com Foto: ACESSA.com
5º Passo 6º Passo

5º passo - Desenhe no papel paraná as tiras com a altura desejada (30 cm)e o comprimento igual à soma de todos os lados.
6º passo - Passe o estilete nessas colunas para facilitar na hora de dobrar as colunas. Cole com durex.

Como fazer a tampa da caixa

A tampa seguirá o mesmo procedimento da base, porém acrescentando 0,5 cm da medida de cada base. (Ex.: se a medida da base foi 13 cm, a medida da tampa deverá ser 13,5 cm). Para a lateral da tampa fique atento, pois ela deverá ter, no máximo, a metade da altura da lateral da base da caixa. (Neste caso, 3cm).

Acabamento
Foto: ACESSA.com Foto: ACESSA.com
7º Passo 8º Passo

7º passo - Antes de colar as hastes com o durex, forre o fundo da caixa com o papel de seda preto. Passe uma cola no papel paraná e cole o papel de seda.

8º passo - Recorte as pontas e passe a cola para dar o acabamento nas pontinhas.

Foto: ACESSA.com Foto: ACESSA.com
9º Passo 10º Passo

9º passo - Cole as hastes da caixa com durex.
10º passo - Para o lado de fora da caixa, passe cola em toda a superfície do papel paraná. Amasse o papel de seda dourado e cole na superfície. Para enfeitar, você pode usar desenhos diversos.

Leia também

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.