Sapato de salto alto Mulheres fazem tudo pela beleza... e os problemas
por uso de saltos exagerados v?o desde joanetes a les?o de menisco

S?lvia Zoche
Rep?rter
28/07/2005
O m?dico ortopedista M?rcio Cruz fala sobre um sapato ideal para as mulheres. Clique no ?cone ao lado e ou?a!

Ou?a!

Nada mais chique e elegante que um sapato alto, com bico fino, concorda? At? o jeans esporte torna-se cl?ssico. E este modelo ? predominante nas vitrines e cal?adas, mesmo com a chegada dos sapatos de bico arredondado.

Mas ser? que seus p?s agradecem todo esse esfor?o? Afinal, eles carregam o seu corpo pra todo lado e s?o o pilar de susten??o.

Como diz o m?dico ortopedista M?rcio Cruz (foto abaixo), as mulheres t?m pouca consci?ncia do que est?o usando e querem saber mesmo ? da est?tica. "Al?m disso, o mercado dos cal?ados n?o tem preocupa??o com a sa?de dos p?s. A moda em primeiro lugar", analisa.

? claro que um sapato com salto m?dio, de tr?s a seis cent?metros, n?o vai prejudicar sua sa?de. Mas experimente andar com saltos de dez cent?metros todos os dias. Algumas mulheres chegam a dizer que n?o conseguem mais andar de salto baixo. Sabe por qu?? O ortopedista explica que isso ? sinal de que o tend?o de aquiles j? encurtou. Quando a mulher anda de salto muito alto, ela fica na ponta do p?. Isso faz o tend?o retrair-se. Com o tempo, ele encurta e ao usar um t?nis, por exemplo, a mulher sente dor na panturrilha pelo tend?o estar atrofiado".

Outro problema s?o as dores no arco anterior, local onde o p? fica apoiado e os famosos e dolorosos joanetes, causados pelo desvio do dedo, por compress?o. "Estes s?o os campe?es aqui no consult?rio", diz o m?dico. Algumas mulheres s?o propensas a ter joanetes, porque possuem um hist?rico familiar. "Isso n?o ? regra, mas a mulher deve ficar atenta. Se a m?e e a av? t?m, ? prov?vel que ela desenvolva".

Andar de salto muito baixo, como sand?lias rasteirinhas, tamb?m n?o ? uma boa pedida. "O uso de sapato absolutamente plano ? prejudicial ao calcanhar, porque o peso fica todo sobre ele. Portanto, nenhum extremo ? verdadeiro", diz o ortopedista.

Salto m?dio Salto anabela

Preste aten??o tamb?m ao solado. Um tipo que M?rcio Cruz considera p?ssimo ? o anabela, mesmo que a parte da frente e de tr?s tenham pouca diferen?a de altura. "Este tipo de solado ? muito r?gido e dificulta demais a mobilidade do p?. Se n?o existe o movimento dos m?sculos que ajudam o retorno do sangue, h? uma conseq?ente diminui??o do retorno venoso, e o efeito ? a m? circula??o", alerta.

Conseq??ncias

Se at? agora voc? est? orgulhosa porque usa e abusa de saltos e n?o tem nenhum dos problemas citados acima, n?o pense assim! Com o tempo, as conseq??ncias do uso de um cal?ado errado podem causar muitos danos ? sua sa?de:

  • Dores articulares nos dedos, arco anterior, arco transversal (a curvatura do p?), calcanhar (espor?o, em caso de salto muito baixo), tendinites (Tend?o de Aquiles), fascites plant?rias (planta do p?)
  • M? circula??o, resultando em varizes
  • Dores musculares (exemplo: panturrilha)
  • Tor??o no joelho, resultando em problemas de les?o no menisco, em ligamentos e o mais comum: les?es na r?tula
  • Coluna (lordose, lombalgias...)
Recomenda?es

Mas, calma! N?o ? pra entrar em desespero! A medicina preventiva est? a? para ajudar. "O ortopedista analisa a hist?ria da paciente, v? a morfologia dos p?s, faz uma avalia??o geral, indica o melhor tipo de cal?ado e, se necess?rio, palmilhas, carretel...". Outra sugest?o ? alternar o tipo de sapato, um dia usando um de salto baixo e no outro, de salto m?dio.

Quem j? est? com algum problema ? recomend?vel procurar um especialista o quanto antes, para fazer as avalia?es necess?rias dos ossos e nervos, n?o somente dos p?s, mas de outras partes do corpo.

Para quem anda muito, ? bom fazer algumas paradas, de vez em quando, e fazer exerc?cios espec?ficos para os p?s, recomendados pelo m?dico, de acordo com cada caso. Assim faz Ana Maria Cota Pereira h? alguns anos, exercitando os p?s. Ela ? literalmente apaixonada por saltos altos, mas nada que ultrapasse os 7,5cm (este tamanho, usava em festas). "Amo andar de salto alto e sei andar. Com eles, a mulher adquire postura e fica elegante. J? tive cole??o de sapatos lindos", diz toda orgulhosa.

S? que h? dois anos, depois de uma tor??o no p?, ela precisou se conter e usar sapatos mais baixos. "Mas, em breve, voltarei a us?-los", avisa. Enquanto isso, ela coloca seus p?s na ?gua morna e faz movimentos de sobe e desce dentro d'?gua. "Isso eu aprendi h? muito tempo e fa?o at? hoje. O segredo ? a ?gua cobrir os tornozelos", conta.

E um conselho do m?dico para as mam?es: que fiquem atentas aos cal?ados de suas filhas. "A gente v? muita crian?a de salto alto, s? porque acham engra?adinho. Isso ? um perigo, porque a menina vai ter problema mais cedo do que se imagina. A crian?a ainda est? com o corpo em desenvolvimento. Isso ? um perigo", alerta.

Dicas

? verdade e muita gente n?o acredita: se voc? vai comprar um sapato, tenha certeza de uma coisa. O melhor hor?rio ? o fim do dia, depois que voc? j? andou bastante. Palavra de m?dico. "Nesse hor?rio, seu p? j? est? inchado e o sapato tem que ficar acomodado em p?s que andaram o dia inteiro".

Outra verdade: jamais experimente somente um p? de um cal?ado. Tudo bem que somos seres sim?tricos, mas isso n?o significa que o lado direito ? id?ntico ao lado esquerdo.

Se voc? precisa andar r?pido, saiba que quanto maior o tamanho do salto, menor a sua velocidade. "Isso foi constatado em uma pesquisa", diz o m?dico.