Pele do rosto Quem compra cremes para a pele sem indica??o de
profissionais especializados est? se arriscando

S?lvia Zoche
Rep?rter
30/10/06

Ou?a o que a esteticista Giselle Mauler fala sobre o uso de cosm?ticos. Clique no ?cone ao lado e assista ao v?deo.


Imagem
Curso de Est?tica e Imagem Pessoal da Universo Quem vai a sal?o de beleza ou tem alguma conhecida que revende produtos de beleza atrav?s de revistas, sabe... Nem sempre ? f?cil resistir a aquelas imagens lindas e coloridas de xampus, condicionadores, maquiagens e cremes, principalmente se h? uma promo??o em letras garrafais.

Os cremes para a pele do rosto est?o na moda. ? vitamina C, DMAE, ?cidos, diversos componentes que revolucionam a cosm?tica. Cada dia ? uma novidade e a curiosidade e vontade em usar tudo que aparece pela frente faz "co?ar" as m?os para comprar.

Quem pensa que para usar cremes - principalmente no rosto, que possui uma pele sens?vel - pode sair comprando por conta pr?pria sem consultar profissionais, est? enganado. ? preciso a orienta??o especializada para indicar corretamente o que sua pele precisa.

Cuidados necess?rios

Cada um na sua ?rea. Se voc? n?o ? esteticista nem dermatologista ou m?dico especializado em medicina est?tica, nada de sair escolhendo potes bonitos de creme para o rosto ou lan?amentos da cosmeatria. Preste aten??o nos conselhos de quem entende do assunto.

Os cuidados com a pele do rosto devem come?ar na adolesc?ncia, com a higieniza??o em casa mesmo. Mas, independente de idade, lavar o rosto com ?gua quente e sabonete que usa para lavar o corpo n?o ? nem um pouco recomend?vel. Se voc? se viu cometendo este pecado da forma mais natural, repense seus atos.

Imagem
da esteticista Gisele Mauler De acordo com a esteticista Gisele Mauler (foto ao lado), o sabonete comum vai retirar a camada protetora da pele, o manto hidrolip?dico, desequilibrando o pH da pele. Em peles oleosas, vai estimular as gl?ndulas a produzirem mais gordura. Na pele seca, vai aumentar o ressecamento. "O poder de deterg?ncia do sabonete comum ? muito forte. Com o desequil?brio do pH da pele, fica cada vez mais dif?cil cuidar", explica.

O correto ? usar uma emuls?o de limpeza que, normalmente, ? apropriado para qualquer tipo de pele ou um sabonete facial. "Pode ser l?quido, cremoso... Cada fabricante possui um produto de uma consist?ncia".

A segunda etapa ? tonificar, mas com um produto que tenha menor quantidade de ?lcool poss?vel. "A lo??o t?nica ? para peles secas ou normais. J? a lo??o adstringente, ? para as mistas e oleosas". A t?nica tem a fun??o de reequilibrar o pH da pele, melhorar a vasculariza??o e matar a flora bacteriana da superf?cie da pele. A adstringente, al?m das fun?es anteriores, contribui para fechar os poros dilatados, segundo a esteticista.

Para a dermatologista, especialista em cosmeatria, L?cia Lana (foto abaixo), n?o ? necess?rio usar a lo??o t?nica, porque o ?lcool contribui para ressecar a pele. "As oleosas podem ser tonificadas", diz.

Imagem
da dermatologista L?cia Lana Da limpeza, L?cia j? parte direto para a hidrata??o. "Al?m disso, ? importante proteger contra os raios solares". Ela comenta que o sol contribui para o envelhecimento precoce, manchas e c?ncer de pele. "O cigarro e o sedentarismo tamb?m s?o fatores extr?nsecos. O componente gen?tico ? um fator intr?nseco ao envelhecimento".

Quem possui pele oleosa ou mista deve usar hidratante na forma de gel oil-free. J? as pessoas com pele seca podem usar a consist?ncia em creme. Como os princ?pios ativos variam, um produto que foi excelente para sua amiga de pele normal, pode n?o ser recomendado para voc? que tem o mesmo tipo de pele. E por qu??

Segundo Giselle, uma dermatologista americana anunciou que n?o existem somente quatro tipos de pele (seca, normal oleosa e mista). Os h?bitos do cotidiano, associados ? gen?tica, interferem na qualidade da pele. "Ela descreveu 16 tipos de pele, o que vai influenciar no tipo de tratamento". "

Os quatro fatores descritos, que combinados resultam em 16 tipos de pele:

  • Grau de hidrata??o da pele - verifica se a pele ? oleosa ou seca
  • Sensibilidade - se a pele ? sens?vel e resistente. "Em pele sens?vel, por exemplo, n?o pode usar creme anti-sinais. N?o podem tamb?m Vitamina C e Dmae"
  • Pigmenta??o da pele - produtos com soja, por exemplo, n?o podem ser usadas em peles com sardas, porque estimula a melanina
  • Propens?o a rugas

No decorrer do dia...

Imagem
da dermatologista L?cia Lana Quem possui tend?ncia em ficar com a pele "brilhando" durante o dia de tanta oleosidade, pode lan?ar m?o dos lencinhos umedecidos. Giselle lembra que atualmente h? maquiagens que hidratam, possuem vitaminas e fatores de prote??o contra os raios solares. "Neste caso, ? s? retocar a maquiagem", aconselha. Existem tamb?m borrifadores para amenizar o desconforto. "O ideal ? usar os lencinhos mesmo".

A pele da m?o ? t?o sens?vel quanto a do rosto, segundo a dermatologista. Por isso, o produto que usar no rosto pode ser usado nas m?os. "As m?o entregam a idade da pessoa".

Al?m dos cuidados di?rios, a orienta??o de L?cia Lana ? fazer uma limpeza de pele com uma esteticista. "Mesmo a pele normal, ? bom que se fa?a duas vezes por ano".

Os homens tamb?m n?o escapam dos cuidados, mesmo que a pele deles sejam mais resistentes que a das mulheres. "? mais resistente, mais grossa e os sinais do tempo n?o aparecem t?o f?cil", diz a esteticista. Portanto, uma limpeza e hidrata??o di?rias s?o recomend?veis, duas vezes ao dia, ao acordar e antes de dormir.

Os cuidados b?sicos deve come?ar a partir de 15 anos. O processo de envelhecimento da pele, segundo os fabricantes de cosm?ticos, come?a aos 24 anos, comenta Giselle Mauler. "As pessoas deixam para se preocupar a partir dos 30 anos, depois que os sinais do tempo j? est?o se instalando".

E a indica??o que n?o quer calar. Procure ajuda de especialistas. Se a esteticista perceber que o caso ? para uma dermatologista, ela vai encaminh?-lo; e vice-versa. Atualmente, as duas ?reas, est?tica e dermatologia, caminham juntas.