Ag?ncias de JF aderem ? tecnologia
Publicit?rios apostam em novos softwares voltados
para o gerenciamento dos trabalhos

Renata Cristina
*colabora??o
28/07/2005

A diretora de planejamento da Rep?plica Comunica??o, Maria L?cia Mendon?a, fala sobre as facilidades disponibilizadas por um software na empresa. Clique e assista!

Assista!

J? foi o tempo em que se via nas ag?ncias de publicidade pap?is espalhados por todos os cantos, d?vidas sobre o trabalho de outros setores, enormes atrasos nas entregas dos servi?os. Com uma ajudinha da tecnologia, problemas de comunica??o, gerenciamento e tempo foram transformados em solu?es.

Cada vez mais, as ag?ncias est?o buscando novos formatos de trabalho, atrav?s de softwares desenvolvidos, especialmente, para o controle das atividades de propaganda e comunica??o.

Por meio desses sistemas, ? poss?vel criar um panorama geral de todas as a?es executadas na empresa. As ?reas de atendimento, cria??o, administra??o, assim como outros departamentos, ficam conectadas a um ?nico canal que organiza o dia-a-dia desses profissionais.

H? um ano, a ag?ncia Rep?blica Comunica??o utiliza um software criado para essa finalidade. Segundo a diretora de planejamento, Maria L?cia Mendon?a (foto ao lado), o sistema viabilizou economia, presteza e uma comunica??o mais integrada entre setores. "Antes, o cliente ligava para saber como estava o andamento de um trabalho e o atendimento tinha que verificar com a cria??o para depois dar uma resposta precisa. Atualmente, todos podem saber como est?o os trabalhos", destaca.

Outro detalhe importante: o software agenda as prioridades do dia e pode ser acessado via web. "Organizamos, de fato, a cria??o na ag?ncia. Se uma pe?a est? em andamento, o programa te orienta a termin?-la, por exemplo. Essa soma de pequenos fatores resulta em economia de tempo", garante.

Os membros da empresa j?nior de comunica??o da UFJF, Acesso Comunica??o, tamb?m optaram pelo gerenciamento via software. "A empresa ainda est? se adaptando a ele", afirma a diretora de recursos humanos, Renata Solano.

A ag?ncia ISO 4 est? se preparando para conectar seus servi?os ? rede. De acordo com o auxiliar administrativo, Gil Ferraz (foto ao lado), a previs?o ? de seis meses para que o processo seja implementado. "Queremos aumentar a produtividade, evitando erros e retrabalho. O cliente vai perceber a diferen?a com servi?os dentro ou at? mesmo antes do prazo", ressalta.

Op?es
De olho no mercado crescente, a empresa de base tecnol?gica Ipixel criou um software espec?fico para as ag?ncias. O gerente administrativo, Jos? Luiz Quintella, recorda que a id?ia partiu de uma ag?ncia. "A partir da?, fizemos um estudo de mercado e come?amos a pesquisar sobre a viabilidade." A solu??o foi sair da ?rea tecnol?gia e conhecer mais sobre publicidade. "Fizemos um sistema bastante flex?vel que at? hoje est? sendo moldado para o perfil de cada ag?ncia. A Rep?blica foi nossa colaboradora".

Entre as vantagens destacadas por Quintella, est?o o controle do fluxo de trabalho e o acesso via web. "Voc? pode acessar uma informa??o de qualquer lugar do mundo, caso o servidor esteja conectado ? internet".

J? o gerente de relacionamento da N?cleo Livre, Adriano Manh?ef, garante que est? preparando algo inovador para esse p?blico. "Vamos reunir as melhores qualidades em um ?nico software. As ag?ncias de publicidade t?m uma vis?o viciada da coisa e o nosso objetivo ? desenvolver algo novo. Queremos surpreender", diz.

*Renata Cristina ? estudante do oitavo per?odo de Comunica??o Social da UFJF