Mulher

Uso de mega hair requer cuidados especiais O alongamento dever ser feito com bastante cautela e é preciso atenção extra aos fios para um resultado bonito

Marinella Souza
Repórter
31/7/2009

Num mundo onde a beleza lidera o ranking dos critérios de aceitação nos grupos sociais, ter cabelos longos e sedosos virou quase uma obrigação para as mulheres. E como nem sempre o cabelo cresce no ritmo desejado, muitas estão optando por alongar os fios artificialmente com o mega hair. No entanto, o resultado nem sempre atende aos anseios da mulher e a cabeleireira especialista na colocação dos apliques, Flávia Rosa Reis, explica o porquê.

"A colocação do mega tem que ser muito detalhista. O cabeleireiro tem que prestar atenção a tudo. Desde a escolha do cabelo até o método utilizado para a colocação, tudo tem que ser muito bem definido para que o resultado seja positivo", explica. O cabelo comprado tem que ser compatível com o cabelo natural para não dar um aspecto artificial ao alongamento. Além disso, é preciso igualar a cor dos fios depois de aplicados.

Foto de Flávia Rosa ReisAlém disso, Flávia explica que existem alguns cuidados especiais que devem ser levados em consideração depois que os fios são aplicados, para evitar o aparecimento de mofo e fungos e também garantir a saúde dos fios na hora da retirada.

"Dizer que o mega hair não prejudica os fios é mentira. Ele danifica um pouco, sim, mas se o cabelo natural estiver saudável e a pessoa tomar as devidas precauções, não tem problema algum", garante. Antes de colocar o mega, o profissional de cabelos faz uma avaliação dos fios naturais. Se estiver em processo de queda por química ou por qualquer outra razão, não é aconselhável o uso do aplique.

O mais importante depois que se coloca o mega hair é cuidar dos fios. O cabeleireiro Leonardo da Cruz Reis explica que os cabelos devem ser tratados basicamente da mesma forma de antes, no entanto, é preciso utilizar um xampu higienizador antibactericida no couro cabeludo. "O xampu normal deve ser sem sal e na hora de lavar o cabelo não pode fazer de qualquer jeito. É preciso massagear o couro cabeludo delicadamente para não embolar os fios na hora de pentear."

Foto de Leonardo ReisDepois de lavar e passar o condicionador nos fios, é preciso desembaraçá-los delicadamente e jamais usar pente ou escova no couro cabeludo. Flávia acrescenta ainda outro cuidado na hora de pentear. "Tem que separar as mechas porque nascem fios novos todos os dias. Os fios crescem de um a dois centímetros por mês, dependendo da genética de cada um. Se não separar, esses fios enrolam na base onde foi fixado o fio e é muito difícil de desembolar depois", orienta.

Segundo Leonardo, a ideia de que os fios vão crescer mais rápido com o uso do mega hair não é verdadeira. "O crescimento do cabelo é orgânico, depende do caráter hereditário e dos hábitos de cada um. Com uma alimentação boa e hábitos saudáveis, o cabelo tende a crescer mais. O mega não tem qualquer influência nisso", declara. 

O mega hair

Mega hair é um método de alongamento de cabelos no qual pequenos tufos de fios de cabelo humano são fixados perto do couro cabeludo em várias camadas para dar um acabamento natural. O tempo de duração varia de acordo com o método escolhido e é recomendável que se faça um acompanhamento a cada três meses.

Foto de Flávia aplicando megahair em uma mulherNo salão de Flávia e Leonardo são usados dois tipo de aplicação: a cola, mais tradicional, e o microlink, que é uma novidade menos agressiva aos fios. "O microlink são pequenas argolas de metal colocadas no cabelo artificial e também no natural, através de uma linha bem fina. Ele não pega no alto da cabeça e, por isso, agride menos os fios." Esse método é usado, principalmente, nos cabelos mais volumosos.

Flávia explica que, para dar um acabamento mais natural, tem que haver cerca de 15 centímetros de cabelo no alto da cabeça. "Todos os métodos de mega hair tiram a linha da compensação, ou seja, os fios são aplicados um a dois centímetros das partes lateral, frontal e inferior da cabeça para que o acabamento não seja percebido quando a pessoa faz algum penteado."

Nem só para alongar serve o mega hair, ele pode ser usado para dar mais volume aos cabelos muito finos e ralos. "Nesse caso, será usado o método de cola, porque as argolas do microlink ficariam muito aparentes, já que o cabelo é muito fino", diz. Flávia alerta para o risco de ficar muito tempo com o mega sem fazer manutenção, em especial, quando se usa a cola.

"Depois de muito tempo,o cabelo pode ficar mais ralo e com muitas pontas duplas, o que atrapalha não só o resultado do mega como também o crescimento dos fios naturais." Faz parte da manutenção aparar os fios de tempos em tempos para evitar pontas duplas e ralas demais.

Segundo ela, o método microlink garante cabelos naturais em perfeitas condições após muito tempo de uso, se a pessoa cuidar direito. Já o método da cola danifica mais um pouco, mas não é irreversível. Todos os danos podem ser solucionados com o tratamento adequado.

Foto de vários cabelos de cores e estilos diferentesOs especialistas garantem que qualquer tipo de cabelo pode se beneficiar do alongamento por mega hair, mas ressaltam que o cabelo crespo requer mais cuidado porque é mais fraco do que o liso e, para aplicar, os fios devem estar bem relaxados, com a raiz baixa. Além disso, é aconselhável que toda pessoa que faz uso desse tipo de alongamento lave o cabelo no salão pelo menos a cada 15 dias para garantir a lavagem adequada. "Em casa, a posição não favorece a massagem correta no couro cabeludo", comenta Leonardo.

Para Flávia, o mega hair é capaz de fazer milagres pela autoestima feminina."Tem gente que chega aqui toda envergonhada, de capuz e sai daqui flutuando. É como se a pessoa morresse e nascesse de novo automaticamente", brinca. Mas ela enfatiza: "Não adianta só colocar o cabelo bonito e sair por aí; tem que cuidar."

Os textos são revisados por Madalena Fernandes

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.

Camila Beatriz: Comentar...eu uso megahair e amei o resultado fiquei outra cara.

Renata Marckmann: COLOQUEI MEGA E ME TORNEI OUTRA MULHER.....AMEI A TRANSFORMACAO

Maria Rodrigues: OBRIGADA PELAS DICAS,EU ESTOU PENSANDO EM COLOCAR O APLIQUE,E SE INFORMAR SOBRE O QUE VOU FAZER É ESSENCIAL,POIS VOU SABENDO DAQUILO QUE EU ESTOU FAZENDO.

Adriana Santos da Silva: adorei as dicas .

Adriana Ricordi: coloquei o microlink, , tem os cabelos muito finos e pouco já fazem 6 meses que coloquei tem feito manutenção de 2 meses para não danificar muito os cabelos mais mesmo assim tem arrebentado muito no tirar é normal o que devo fazer para melhorar este problema.....

Danny Ferreira: nossa gostei da dica,tambem uso,mas em tic-tac

Rosana Mara Rodrigues: obrigado oelas dicas pois coloquei mega hair e fiquei sabendo de muitas decas para cuidar

Vânia Helena Ferreira de Alencar: queria fazer mega hair para aumentar o volume do meu cabelo tenho pouco cabelo. sem volume