Beleza Caseira
Tratamentos ? base de frutas, leite e mel

Fl?via Machado
19/11/01


Ver?o: sol, calor, praia, piscina e pele bronzeada. J? viu algum brasileiro dispensar esta mistura? Nem poderia com todo este litoral para desfrutar!

Mas o bom mesmo ? come?ar a cuidar do corpo antes que o ver?o chegue para valer. Seu rosto pede hidrata??o e o cuidado com a pele vai desde o uso indispens?vel do filtro solar at? tratamentos f?ceis e r?pidos, que podem ser feitos em casa. As dicas s?o da esteticista Therezinha Azevedo (Th?), da Est?tica Facial e Depila??o (R. Floriano Peixoto, 723).


Para acordar bem


Para ter uma pele sempre limpa e saud?vel, basta tomar alguns cuidados no seu dia-a-dia. Um bom exemplo ? sempre que acordar lavar bem o rosto, sem uso do sabonete, e depois passar uma lo??o t?nica. Na falta de uma, pode ser usado soro fisiol?gico. A esteticista explica que a limpeza deve ser seguida de um tonificante para fechar os poros da pele e evitar contamina??o e sujeira. Ela acrescenta ainda que a utiliza??o do filtro solar ? obrigat?ria, mesmo que n?o esteja com sol.

A mesma rotina deve ser seguida ? noite, com aplica??o de um creme de limpeza e, logo ap?s, um creme nutritivo. A mistura, segundo a esteticista, vai ajudar a pele a descansar melhor durante as horas de sono.

De vez em quando, ou seja, pelo menos uma vez por semana, deve ser feita uma limpeza profunda, seguida de tratamento para hidrata??o, que pode ser feito em casa mesmo. Todos os tipos de pele necessitam de tratamento, at? mesmo as mais oleosas. O que deve ser observado s?o os ingredientes, utilizados de acordo com a necessidade de cada pele.

Confira abaixo:


M?scara para retirar manchas:

Misture tudo. Deve ser usado durante 15 dias seguidos, em qualquer hor?rio do dia. O tratamento reduz pequenas manchas provocadas pelo excesso de sol.


M?scara para hidratar

  • 1 clara de ovo batida
  • 1 colher (sobremesa) de farelo de aveia
  • 1 colher (ch?) de mel

Misturar tudo e aplicar na pele limpa. Deixe agir na pele at? secar. Tamb?m podem ser adicionadas frutas (exceto as c?tricas) nesta receita, como mam?o, morango e kiwi.


M?scara para pele oleosa

  • 1 colher (sopa) de pepino
  • 1 colher (ch?) de mel
  • 1 colher (sopa) de levedo de cerveja

Bater tudo acrescentando soro fisiol?gico para dissolver melhor a mistura. Esta receita ? indicada tamb?m para tratamento de pele com espinhas e acne.


Um santo para cada milagre

    Leite: tem a??o emoliente quando usado em banhos.
    Iogurte: tem a??o emoliente e levemente adstringente quando usado em m?scaras.

    Mel: Promove o amaciamento e nutri??o da pele quando usado em m?scaras.
    Pr?polis: tem a??o antimicrobiana e desinfetante quando usado no tratamento de afec?es da pele.

    Morango e pepino: indicados para retirar manchas e sardas.


    Fub? e A?car: t?m a??o adstringente e esfoliante.

    Glicerina: tem a??o emoliente e umectante quando usada em m?scaras faciais. ? obtida de fontes animais e vegetais.

    Lanolina: tem a??o emoliente quando usada na prepara??o de cremes de beleza. ? obtida da gordura da l? dos carneiros.

Para uma pele bonita

  • Beba bastante ?gua, fundamental para o bom funcionamento de todo o organismo.
  • Programe-se para cuidar diariamente de sua pele. Alguns minutos di?rios, duas vezes ao dia, podem fazer sua pele renascer.
  • Tente manter uma alimenta??o equilibrada, ? base de verduras, frutas e alimentos ricos em fibras.
  • Durma bem.
  • Fa?a exerc?cios e caminhe regularmente.