Mulher

Meia-calça para todos os gostos Saiba algumas dicas de como de usá-la e ficar na moda

Sílvia Zoche
Repórter
01/08/2006
Assista ao vídeo no ícone ao lado em que a produtora de moda e figurinista de curtas-metragem, Tarcila Cajazeira, fala como foi a chegada da meia-calça no Brasil. Clique


Que é feminino muita gente concorda, mas saber combinar a roupa, sapato e determinadas ocasiões com a meia-calça não é algo que todo mundo saiba. Não por acaso, as lojas especializadas neste acessório recebem clientes pedindo ajuda para combinar a meia corretamente. "Tem gente que traz a roupa, o sapato para ver se fica bom", diz a vendedora Elaine Cristina da Silva.

E pedir ajuda nunca é demais. Tornar o visual mais elegante ou mais despojado depende da combinação que você vai fazer. Se você quer algo mais clássico, por exemplo, para ocasiões mais sociais, use cores como cinza, bege, preto, indica a produtora de moda e figurinista de curtas-metragem, Tarcila Cajazeiras (foto abaixo). Quer um visual mais despojado? Coloque uma legging e um tênis. "Pode ser usada também com sapatos de bico fino, saltos médios e altos. Use com saias ou vestidos. Mas cuidado com o tamanho. Use saias e vestidos mais curtos. Pode ser também um camisão mais comprido, que fica mais curto que um vestido", aconselha.

No mercado, há diversos modelos e materiais diferentes. As mais comuns são a de poliamida, mas a microfibra veio com tudo. As cores para o outono/inverno chegaram em cores vibrantes, mas também puxando para o pastel, como o rosa, lilás e roxo. "O verde sai bastante também", diz Elaine (foto ao lado).

As adolescentes podem usar e abusar da meia-calça com polaine por cima. Polainas são aquelas meias que podem ser de cano curto ou médio e que ficam sobre os sapatos. Mas há modelos que são mais altos e nem precisam de meia-calça por baixo. Ficam um charme.

As meias, vieram com mais força nesta estação, segundo Elaine. "E elas querem modelos diferentes. Muitas mesmo. Tem alguns modelos que nem chegaram pra gente ainda e elas já procuram, como as de bolinha e com detalhes", afirma. Tarcila (foto ao lado) lembra que as meias são muito usadas na Europa pelo clima frio e que no Brasil, a região sul incorporou muito bem este acessório. "O investimento no Sudeste é mais por elegância, estética, em que o tecido é mais fino para se adequar ao nosso clima".

Mas a chegada da meia-calça no Brasil aconteceu muito tempo atrás. Tarcila conta que a moda se espalhou com a Princesa Isabel. "Ela sempre quis ser diferente. Mesmo a meia-calça não aparecendo, ela mandava tecer meias de acordo com os tecidos que ela vestia", conta.

Mas como as pessoas ficaram sabendo sobre isso? Tarcila conta que as mulheres que eram abastadas, pagavam as mucamas da princesa para saber quantas anáguas ela usava. E acabaram descobrindo que ela usava as meias combinando. "Outro detalhe é que a princesa também variava as cores". Um luxo só.

Dicas na hora da compra

As meias mais finas são as de fio 15 e 20, mais comuns. Mas as de fio 40, 60 e 70 já chegaram para ficar na nossa região. "A fio 80 é mais grossa, mas não é tão quente como as de lã", explica Tarcila.

Foto de meia-calça escura Foto de meia-calça canelada Foto de meia-calça cor-de-rosa Foto de meia-calça cinza
Pernas finas

Quem possui pernas finas é mais indicado usar a meia fio 70 ou 80. As modelos com desenhos aspirais também são indicadas. Mulheres altas devem evitar as com riscas na vertical para não alongar ainda mais.

Pernas grossas

As mulheres de pernas mais grossas podem usar as meias até fio 40. Já as estampas são aconselháveis as com listras na vertical, como a risca de giz. Os losangos também são uma ótima pedida. "Ótimo para mulheres de 1,60m, por exemplo, porque alonga. Além disso, enxuga as medidas", explica.

Meias coloridas
Para usá-las, combine a cor da meia-calça com o sapato, por exemplo, rosa com rosa, um tom sobre tom; e a parte de cima da roupa de uma cor só. Ou, então, use tudo de uma cor só e a meia colorida. "O visual tem que ficar uniforme. Tem que gente que olha nas revistas e usa tudo misturado e não passa a informação de forma correta", diz a produtora de moda.
Foto de meia-calça arrastão Foto de meia-calça colorida
Ocasiões sociais

Prefira os tons cinzas, beges e o preto. "Menos informações estampadas. A moda nada mais é do que você realmente é. Se a ocasião social for um evento fashion, mostre sua personalidade. Mas é importante que as pessoas saibam que o importante é ser feliz".

Meia-calça de renda

São indicadas para eventos clássicos e para ser combinadas com roupas em tecidos sofisticado, como a seda e o crepe.

Meia arrastão

É uma meia mais difícil de combinar e é indicada para quem tem um estilo bem definido. "Tem que ter muito cuidado para usar a meia arrastão", diz Tarcila. Pode ser usado com scarpim ou boot (botas estilo punk, como a botina e o coturno).

Meia calça cor da pele

Às vezes, na hora de comprar uma meia fina cor da pele, encontramos dificuldade de escolher a cor ideal, para que fique o mais natural possível. A dica de Tarcila é a seguinte: ao olhar o mostruário, coloque a meia na palma da mão ou sobre a parte de dentro do braço que é mais clara.

Cuidado na conservação

Dizem por aí que colocar a meia no congelador dentro de um plástico e depois tirá-la para descongelar deixa a meia-calça mais resistente. Elaine já ouviu a história, mas não acredita ser verdade. "O importante é a pessoa saber vestir e guardar. Tem que tirar os anéis, pulseiras... Enrolar a meia até a costura e ir subindo... O melhor é sempre seguir as instruções". Para lavar, sabão neutro, secar à sombra em uma varal que não puxe fio, claro, e guardar em um saco plástico.

A meia-calça é uma ótima oportunidade de deixar a calça social e a jeans de lado e colocar as pernas (quase) de fora.

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.