A moda que faz a cabe?a das mulheres O chap?u est? de volta e funciona como adorno
e prote??o contra as intemp?ries clim?ticas

Renata Solano
*Colabora??o
14/02/2008
Foto de chap?u
ACESSA multim?dia
Em arquivo:

Surgido na pr?-hist?ria com os povos primitivos, o chap?u representava um objeto de prote??o da cabe?a contra as intemp?ries clim?ticas - chuva, sol e frio. Hoje, um pouco em desuso, o acess?rio ganha espa?o nas novelas e na moda.

O designer de j?ias e bijuteria, Luiz Fernando Ribeiro, acredita que o chap?u est? de volta nas cabe?as das pessoas por causa do estilo, mas tamb?m por prote??o.

"Este acess?rio ? poss?vel para todo tipo de consumidor, as pessoas est?o aderindo melhor a moda e criando o h?bito de usar chap?us para se proteger contra o sol forte, por exemplo", comenta o designer.

Para Luiz Fernando, as pessoas costumam copiar os personagens da televis?o, mas ele acredita que o pr?prio figurinista j? estudou, anteriormente, a tend?ncia.

"O interessante ? que o personagem serve como uma vitrine da moda, e ensina ao p?blico como usar determinados acess?rios e vestimentas", afirma Luiz. Para ele, a novela serve como divulgadora da moda e dos costumes, al?m de ser uma difusora de conhecimentos como, por exemplo, como usar e quando usar o chap?u.

foto de chap?u foto de chap?u foto de chap?u
Material

A ind?stria de chap?us trabalha, geralmente, com materiais como o feltro, a palha e o tecido. O feltro pode ser adquirido atrav?s do p?lo de animais como o coelho, a lebre, o castor e o carneiro. O chap?u de palha tem como mat?ria prima diversos tipos de fibras vegetais (folhas e caules), como a juta e o sisal.

Atualmente a tend?ncia ? o uso de materiais sint?ticos, principalmente nos chap?us destinados ao abrigo das varia?es clim?ticas pois estes podem ser mais imperme?veis. No entanto, de acordo com cada pa?s e regi?o - por causa do clima e da cultura - os materiais usados na confec??o de chap?us s?o diferentes.


foto de chap?u foto de chap?u foto de chap?u

Segundo a vendedora e consultora L?cia Ribeiro (no v?deo), o chap?u ? uma pe?a forte que atrai mulheres desde as hippies at? as mais elegantes. "? um acess?rio que funciona bem tanto na praia quanto na balada. D? o diferencial da roupa, pois deixa a mulher mais charmosa, mas ao mesmo tempo ? um objeto importante na prote??o dos cabelos e da pele", acrescenta.

L?cia lembra, tamb?m, que muito m?dicos indicam o uso do chap?u. "Muitas vezes o filtro solar apenas n?o ? suficiente, sem falar que nem todo mundo o usa corretamente, por isso o chap?u ? uma forma paralela de amenizar os efeitos nocivos do sol", comenta.

Como usar?
foto de chap?u foto de chap?u foto de chap?u

O acess?rio pode ser um objeto que trabalha tanto sentimentos como humor e ridiculariza??o quanto sentimentos como formalidade e charme. Pode parecer nobre ou, no descuido, parecer caricato. Por isso, ? importante alguns cuidados:

  • A escolha da cor ? pessoal, depende de cada pessoa e do intuito da utiliza??o. Para quem n?o quer o chap?u como destaque, a cor pr?xima do tom do cabelo, chama menos aten??o e combina com todas as roupas.
  • Geralmente, cabelos curtos, m?dios ou presos aceitam melhor os chap?us com abas. Os modelos sem aba como boinas e bon?s podem ser usados com cabelos longos e soltos.
  • Os rostos grandes e os corpos pesados n?o combinam com chapeuzinhos pequenos, gorros ou boinas apertados.
  • Pessoas com rosto pequeno desaparecem quando o acess?rio ? grande demais.
  • O uso do chap?u pede que outros acess?rios como brincos grandes, por exemplo, sejam descartados ou evitados.

*Renata Solano ? estudante de Comunica??o Social da UFJF