Muay Thai Arte Marcial milenar conquista cada vez mais adeptos em Juiz de Fora.
Cerca de 200 mulheres da cidade s?o adeptas ao esporte

Renato Costa
Colabora??o*
21/11/2006

Clique no ?cone ao lado e assista a uma sess?o de treinamento de Muay Thai, orientada pelo professor de artes marciais Carlos Silva. Conhe?a algumas academias que oferecem o esporte em Juiz de Fora

Veja! Leia!

treinamento de Muay Thai Equil?brio. Esta ? a palavra-chave para descrever o Muay Thai. A Arte Marcial milenar, criada na Tail?ndia, ensina aos praticantes o equil?brio entre corpo e mente e se caracteriza por oferecer uma estabilidade maior para o atleta se manter de p?.

O esporte ? muito popular na ?sia e Europa, e chegou ao Brasil por volta dos anos 70, mas foi nos ?ltimos dez anos que a atividade se tornou mais popular no nosso pa?s. "O Muay Thay ? uma arte marcial bem completa, pois possibilita ao atleta uma estabilidade maior para lutar em p?. Al?m disso, o iniciante j? come?a aprendendo todos os golpes, ao contr?rio de outras artes marciais", comenta Carlos Silva (foto abaixo), professor de artes marciais.

O Muay Thai, tamb?m conhecido como Boxe Tailand?s ou Thai Boxing, ? uma luta de contato. As oito "armas" utilizadas s?o os punhos, os cotovelos, os joelhos e os p?s. A gradua??o vai do Grau branco (iniciante) ao Grau preto (professor). Para os atletas de alto rendimento, a gradua??o n?o ? utilizada nas competi?es. Nesse caso, existem as categorias e divis?es de peso. Os profissionais est?o nas classes A e B, e os amadores est?o nas classes D e I.

O esporte no Brasil

Adriano Abu, atleta de Muay Thai O Muay Thay ? organizado no pa?s, atrav?s de federa?es estaduais, e da Brazil Muay Thai Association (BMTA), fundada recentemente. Todos os atletas federados est?o em um ranking, onde consta a pontua??o dos atletas que participam de competi?es oficiais. Carlos Silva est? ? frente da Federa??o Mineira de Muay Thai (FMMT) e da BMTA.

Existem cerca de 2000 atletas treinando em Juiz de Fora, em v?rias academias espalhadas pela cidade. Para Carlos, um dois fatores de o esporte ter se popularizado tanto ? o interesse de atletas de Vale Tudo. "Pelos golpes pr?prios do Muay Thai e por oferecer uma estabilidade maior ao lutador de Vale Tudo, a procura tem sido grande, pois muitos atletas desse esporte vieram do jiu-jitsu, que se baseia na imobiliza??o", explica Carlos.

O lutador de Vale Tudo Adriano Abu , no Muay Thai h? cinco anos, confirma o fato. "Aprender Muay Thai ? fundamental para quem quer lutar Vale Tudo. O atleta adquire autoconfian?a na hora da luta, al?m das t?cnicas que se aprende", comenta.

Mulheres no ringue?

Lidiane Duarte, atleta de Muay Thai Uma fatia dos atletas de Muay Thay vem sendo preenchida por mulheres. Em Juiz de Fora, cerca de 200 lutadoras praticam a arte marcial nas academias da cidade. Lidiane Duarte treina h? sete meses e explica que a quest?o de ser uma luta de contato n?o intimida. "Embora as mulheres tenham menos for?a que os homens, elas se dedicam muito. ?s vezes, a t?cnica ? mais importante do que a for?a", ressalta.

Ela tamb?m comenta sobre a filosofia do Muay Thay. "Alguns pensam que luta de contato significa briga, mas o esporte tem toda uma filosofia, e busca um equil?brio do ser humano, al?m do respeito entre os amigos de treino", diz. Lidiane s? lamenta que existam poucas atletas dispostas a competir. "A maioria entra para aprender a arte marcial. Mas acho que, com o tempo, v?o aparecer mais competidoras".

Lidiane DUarte, atleta de Muay ThaiLidiane DUarte, atleta de Muay ThaiLidiane Duarte, atleta de Muay Thai
Onde treinar Muay Thay em Juiz de Fora
Tiger Gym
Rua Maur?cio de Menezes, 178 - Costa Carvalho
Telefone: 3213-9938

Academia Master
Rua Batista de Oliveira, 239 - sala 905 - Centro
Telefone: 3216-1426

*Renato Costa ? estudante do 10? per?odo noturno de Jornalismo da UFJF