Mulher

Liberte-se da calcinha! Isso não tem nada a ver com as celebridades. Especialistas alertam que dar uma folga para a aliada nossa de todos os dias pode fazer muito bem à saúde

Fernanda Leonel
Repórter
19/12/06

Conte pra gente! Vamos entender essa história! Afinal, você tem o hábito de dormir sem calcinha? Já sabia que isso fazia muito bem a saúde do seu corpo? Clique e opine!

Ícone para clicar e participar da enquete!


fotos de calcinhas Luana Piovani, Adriane Galisteu, Juliana Paes, Britney Spears e Mary Carey. O que elas têm em comum além de serem lindas, (quase) loiras e poderosas? Elas andam sem calcinha! Seria a explicação de qualquer pessoa que anda antenado com as maiores quentinhas da web nos últimos meses.

Agora virou moda. É só abrir o jornal para saber quem foi a última celebridade que caiu nas lentes dos paparazzo. Resta questionar, entender e dar risada para saber se a moda é realmente nova ou se só andou ganhando destaque nos últimos tempos.

Depois da nossa voltinha pelas ruas da cidade, entre muitas risadas, olhares desconfiados e pessoas sinceras, chegamos ao veredicto: sim, há muita mulher sem calcinha transitando por aí. Os motivos? Ah, são muitos: medo de marcar a roupa, problemas de saúde, hábito e outros que ficam por conta da imaginação de cada um.

Para especialistas, essa idéia, de vez em quando escapar da calcinha não é novidade. Muito pelo contrário, na medida certa, é até mesmo um bom conselho. Como explica a ginecologista Elaine de Fátima Ferreira, dormir sem calcinha todos os dias é um hábito muito saudável e aconselhado pela maioria dos profissionais.

A lógica da justificativa é muito simples: o órgão genital feminino precisa de ventilação, de tomar um ar de vez em quando. E por mais que pareça engraçado, o assunto é coisa séria. Calcinhas, principalmente as de materiais sintéticos e com forros mais grossos, aquecem a região genital, o que acaba promovendo a proliferação de bactérias e fungos.

foto de calcinha Essas bactérias são as responsáveis pro aqueles velhos inimigos das mulheres: as infecções e corrimentos, responsáveis por grande parte das visitas aos ginecologistas. Mais que essa idéia de ventilação, há também casos reais de mulheres que possuem alergia aos tecidos que se fabricam as calcinhas, na maioria das vezes. Para essa turma, livrar-se da calcinha, de vez em quando, também pode ser uma ótima pedida

Não foi à toa que inventaram a saia. As mulheres parecem precisar mesmo de um tempo em elásticos, apertos e materiais de algodão e lycra. Falando nessas duas opções, vale lembra que o algodão ainda é o mais recomendado pelos especialistas na hora de fazer aquela compra de roupa íntima.

Um hábito saudável, indicado pela médica ginecologista Elaine é dormir sem calcinha. Na higiene da casa, em um momento totalmente relax vale a pena experimentar o hábito para ganhar pontos com a saúde depois. Pequenas noites "mais ventiladas" podem evitar algumas doenças sexuais, como a candidíase, por exemplo.

foto de calcinha foto de calcinha

Mas a dica, segundo a especialista, é válida para ficar em casa. "Calcinha é uma proteção, serve para diminuir o risco de mulheres contraírem infecções no local", lembra a ginecologista. Fica a dica: solte se a noite e proteja-se para andar de ônibus, trabalhar e principalmente...das lentes que estão em toda parte!

O que elas dizem..

Nossas entrevistadas não quiseram ser identificadas. Quando o assunto é intimidade, muita gente realmente não gosta de sair contado suas histórias por aí, mas deixaram seus depoimentos. Veja se esse também é seu caso.

  • "Eu sempre durmo sem. Além de mais confortável, é bem mais sexy também. Me sinto poderosa pra mim e para meu marido"
  • "Não consigo ficar sem. Nem gosto de tomar banho e fica muito tempo de toalha. Acho que fui educada para não ficar muito solta"
  • "Gosto de calcinhas de todos os tipos e não consigo me imaginar sem. Me sinto bem por estar com essa peça por baixo da roupa. Não gosto de ficar sem não"
  • "A médica disse que é pra ficar sem...Vamos ficar então. Para quem é mais gordinha, isso é ótimo, porque não aperta"

Enquete
Você tem o hábito de dormir sem calcinha?
      Sim
      Não
   

ATENÇÃO: o resultado desta enquete não tem valor
de amostragem científica e se refere apenas a um grupo de visitantes do Portal ACESSA.com.

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.